O Concurso Nacional “Uma árvore, Uma floresta”, foi mais um desafio que a EPATV abraçou com bastante interesse e empenho. O concurso é promovido pela Associação de Professores de Geografia, cujos objetivos principais são despertar a curiosidade geográfica, desde os primeiros anos de escolaridade, promover da educação para a cidadania e conhecer a biodiversidade da floresta autóctone portuguesa.
Concorremos na categoria II (3ºCiclo e Secundário), com um grupo de alunos do 1ºano, do curso profissional de Produção Metalomecânica.
A Escola Profissional Amar Terra Verde, ao longo deste ano letivo, muito devido aos acontecimentos do verão, desenvolveu várias ações na proteção e prevenção da floresta autóctone. Ao longo deste percurso, realizamos pesquisas, debatemos ideias e apuramos sensibilidades que ultimaram as informações para o nosso poster para o concurso.
Escolhemos o carvalho e o castanheiro porque nas reflorestações que realizamos plantamos vários carvalhos e no nosso jardim, plantamos um castanheiro.
O nome para o nosso projeto foi: “Uma árvore, uma floresta – Proteger é Agir”, porque acreditamos que pequenas ações conseguem mudar velhos hábitos.
Os principais objetivos foram conhecer a biodiversidade da floresta autóctone portuguesa; promover a participação nas discussões relativas à floresta autóctone e à sua gestão no território nacional e reforçar a consciência cívica dos cidadãos através do acesso à informação e à intervenção nos procedimentos de análise territorial.
Ficámos bastante felizes porque o nosso cartaz recebeu uma menção honrosa.