/
/
4º comité M.U.N. – SOCUM

4º comité M.U.N. – SOCUM

A EPATV – Escola Profissional Amar Terra Verde – acolheu, de 2 a 6 de junho, o MUN 4 – SOCUM (Social, Humanitarian and Cultural) COMMITTEE, atividade do projeto Erasmus+ Model United Nations, nº2019-1-TR01-KA229-074086, que reúne escolas parceiras de Espanha, Turquia, Itália, Portugal e Lituânia.

Este é um projeto que visa, mediante a recriação do Modelo Nações Unidas, promover a literacia e a tomada de consciência e capacidade de discussão argumentativa dos alunos participantes face à atualidade, promovendo a cidadania ativa e informada. 

Durante a semana de trabalho, os alunos envolvidos reuniram em assembleia onde debateram temas ligados aos direitos humanos, educação e refugiados. Desta forma, puderam desenvolver a aprendizagem autónoma através das pesquisas realizadas, a literacia digital, o pensamento crítico e analítico, o trabalho em equipa e a resolução de conflitos, trabalhando para o desenvolvimento de uma cultura democrática.

No sentido de enriquecer esta experiência, foram encaixados na ordem de trabalhos momentos de visitas culturais para que os participantes pudessem levar para os seus países de origem memórias das riquezas e tradições desta nossa região. Deste modo, a EPATV organizou visitas culturais a Vila Verde, Amares, onde o grupo foi gentilmente recebido pelo sr. Presidente do Município, Manuel Moreira, a Braga, Porto, e Viana do Castelo.  

A cerimónia de encerramento decorreu na EPATV com um jantar confecionado e servido pelos alunos do primeiro ano do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria, sob orientação dos prof. Olga Martins, Américo Silva e Miguel Lopes, mostrando aos jovens europeus o melhor da gastronomia minhota.

Durante a cerimónia de entrega de certificados, presidida por João Luís Nogueira, Diretor Geral da EPATV, foram também distinguidos alunos pelo trabalho que desenvolveram enquanto delegados participantes no comité. No seu discurso de encerramento, João Luís Nogueira destacou o programa Erasmus+ como uma “experiência positiva para os jovens porque reforça a sua capacidade de intervir na construção de uma Europa mais solidária”. No seu entender, o Programa Erasmus+ é o “mais integrador porque permite aos jovens trocar experiências, opiniões, ver a diferença e isso enriquece-nos, torna-nos mais fortes e mais capazes”, proporciona-nos um maior entendimento da geografia humana.  

O Diretor Geral da Escola entregou, na despedida lembranças a cada uma das delegações que por sua vez responderam com algumas prendas representativas dos seus países.