/
/
1ª REUNIÃO das ESCOLAS PROFISSIONAIS DO MINHO

1ª REUNIÃO das ESCOLAS PROFISSIONAIS DO MINHO

 

No dia 21/12/09, realizou-se da sede da Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, a 1ª reunião das escolas profissionais /tecnológicas do Minho para o qual foram convidadas cerca de duas dezenas de escolas do Minho dos distritos de Braga e Viana do Castelo.

Nesta sessão estiveram presentes o Eurodeputado Engº José Manuel Fernandes, Dr. Rui Alves, docente da Faculdade de Economia do Porto e Engº Nuno Silva e Rui Sousa da Skillmind, que abordaram, além de temas da actualidade da economia da União Europeia, também falaram de programas de mobilidade de jovens e adultos, estágios profissionais e curriculares de âmbito europeu ( programa de Aprendizagem ao longo da Vida, Erasmus, entre outros), assim como sobre o regime de financiamento das Escolas Profissionais no modelo Forfetário e ainda da Plataforma de contratação pública Vortalgov, de acordo com o Decreto-Lei 18/2008 de 29 de Janeiro.

Todos os presentes participaram activamente, tendo o eurodeputado Engº José Manuel Fernandes, se colocado à disposição para eventuais reuniões futuras e o promotor desta reunião, Dr. João Luis Nogueira, reafirmando que serão levados a discussão todos os temas que estejam nas preocupações dos presentes, no sentido de, em conjunto, se definirem soluções para o futuro do Ensino Profissional. No final, o Director-Geral ofereceu um exemplar do livro institucional da EPATV, assim como legislação correspondente aos temas abordados e convidou para o almoço todos os participantes, oradores e comunicação social, que foi confeccionado e servido pelos alunos dos cursos de Restauração e Empregado de Mesa tendo sido muito apreciado e elogiado por todos os presentes.