/
/
“TRADIÇÃO E MODERNIDADE DO PICA NO CHÃO” – Projecto da EPATV

“TRADIÇÃO E MODERNIDADE DO PICA NO CHÃO” – Projecto da EPATV

 

Inserido no programa do Fim de Semana Gastronómico de Vila Verde e em parceria com a Proviver, Câmara Municipal de Vila Verde e apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Escola Profissional Amar Terra Verde, promoveu uma Degustação do Pica no Chão em linha gourmet, inserida no projecto “ Tradição e Modernidade do Pica no Chão”, desenvolvido pelos cursos de restauração da EPATV e orientados pelo chefe Vinagre, apresentando a ementa em anexo que muito deliciou os convidados.

Os pratos apresentados incluíam novas variantes na confecção e apresentação do pica no chão tradicional, em que a junção de crocantes fumados, “risotto” e condimentos da cozinha de fusão macaense, mostraram estar a um nível de poder ombrear com um prato requintado da cozinha internacional .

A prova de degustação contou com a presença do presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, e de Amares, José Barbosa, do director da Proviver, Manuel Barros, do presidente da A.I.Minho, António Marques, do presidente da ACB, José Barbosa, da representante da Entidade regional de Turismo e Norte de Portugal, Sofia Ferreira, do director-geral da EPATV, João Luis Nogueira, de representantes de restaurantes e casas de turismo do concelho, assim como de convidados de instituições espanholas, entre muitos outros.

O jornalista gastronómico Amílcar Malhó, após a prova, manifestou a sua apreciação positiva, fazendo, inclusivé, algumas considerações de melhoria dos pratos apresentados.

No final foi servido o Pica no Chão de cabidela seguindo-se uma prova do tradicional Pudim de Abade de Priscos.

O grupo da EPATV vai continuar a apresentar novas propostas para enriquecer o projecto “Tradição e Modernidade do Pica no Chão”.