/
/
Participação nas Olimpíadas de Matemática

Participação nas Olimpíadas de Matemática

 

No passado dia 11 de Novembro, a Escola Profissional Amar Terra Verde participou na primeira eliminatória das Olimpíadas de Matemática, com a presença de 150 alunos.

As Olimpíadas de Matemática são um concurso de problemas de Matemática, dirigido aos estudantes, visando incentivar e desenvolver o gosto pela disciplina. Os problemas propostos neste concurso fazem, sobretudo, apelo à qualidade do raciocínio, criatividade e imaginação dos estudantes. São factores importantes na determinação das classificações o rigor lógico, a clareza da exposição e a elegância da resolução.

As OPM não têm como objectivo fundamental testar a quantidade de conhecimentos acumulados, mas o desenvolvimento mental inerente à idade dos participantes. Tal como é expresso no regulamento das OPM um dos objectivos do concurso é a detecção precoce de vocações científicas e, em particular, para a Matemática. É com agrado que se verifica que muitos dos vencedores de edições anteriores das OPM têm iniciado carreiras científicas que auguram bastante sucesso.

A segunda eliminatória irá realizar-se no dia 13 de Janeiro e a Final Nacional de 25 a 28 de Março na Escola EB 2º e 3º Ciclos de Santa Clara -Évora.