/
/
EPATV Renova Galardão Bandeira Verde ECO-ESCOLA e Apresenta Plano de Actividades Empreendedor

EPATV Renova Galardão Bandeira Verde ECO-ESCOLA e Apresenta Plano de Actividades Empreendedor

 

No dia 27 de Novembro/2009, a EPATV – Escola Profissional Amar Terra Verde, procedeu à cerimónia de hastear a Bandeira Verde Eco-Escolas, reforçando a sua responsabilidade como agente dinamizador da alteração de comportamentos e atitudes a favor da sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Foi com grande satisfação que a Direcção da escola sentiu a presença de vários parceiros cujo envolvimento ajudam a garantir o sucesso do projecto EPATV. Aproximar a escola à comunidade, dando especial ênfase às vertentes social e ambiental, e valorizar o contacto com o mundo do trabalho, incentivando o empreendedorismo, constituem as principais linhas orientadoras do Plano de Actividades da EPATV, para o ano lectivo 2009-2010, apresentado pelo Director-Geral, João Luis Nogueira, nesse mesmo dia, a todos os presentes e à comunicação social.

De entre o vasto programa de actividades, o director da escola, João Luis Nogueira, destacou alguns projectos que além da escola envolvem toda a comunidade, tal como o concurso da Eco-Arvore de Natal, a Mobilidade Sustentável, o projecto de mobilidade de estágios internacionais, Leonardo da Vinci e algumas acções de voluntariado e de responsabilidade social presente em todos os projectos. De destacar o projecto de recuperação de electrodomésticos efectuada alunos do respectivo curso, e que depois serão distribuídos pelo Grupo de Voluntariado da EPATV e das Brigadas Verdes, pelas famílias mais carenciadas do concelho. Ainda de referir o projecto da Feira Quinhentista promovido em parceria com a autarquia e com os estabelecimentos de ensino do concelho de Vila Verde.

Inserido no projecto Eco-Escola, os professores e alunos responsáveis, levaram a cabo uma Campanha de Troca de Lâmpadas, com a colaboração do Ministério do Ambiente e Inovação, do Ministério da Educação e da EDP, apelando à racionalização energética, redução de custos e reciclagem de resíduos. De entre os presentes, além de alunos, professores e funcionários, outras pessoas também aderiram à troca de uma lâmpada incandescente por 4 economizadoras, sendo de salientar o Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, Drª Júlia Fernandes, vereadora da Educação e Cultura, representantes da DREN, Drª Eugénia Pedrosa e Engª Anabela Santos, assim como os jornalistas e individualidades convidadas para o Conselho Eco-Escola, que efectuou a sua primeira reunião neste dia.

O acto simbólico do hastear da bandeira nos mastros da EPATV, a qual permanecerá até ao próximo ano, foi acompanhado ao som da fanfarra das Brigada Verdes da EPATV, após o qual se seguiu um almoço a convite da escola, durante o qual o director geral , agradeceu a todos os parceiros envolvidos, inclusive à comunicação social pelo seu contributo na divulgação destas acções, e a todos os professores, alunos e funcionários da EPATV pelo seu empenho e dedicação.