/
/
EPATV participa na FEIRA QUINHENTISTA

EPATV participa na FEIRA QUINHENTISTA

 

O ponto alto da Feira Quinhentista “Sá de Miranda por Terras de Vila Verde” teve lugar no domingo, dia 23 de Maio, com a recriação de uma feira medieval no centro de Vila Verde, com a participação da autarquia, agrupamentos de escolas, Proviver e Escola Profissional Amar Terra Verde, fazendo jus ao poeta Sá de Miranda que marcou passagem por Duas Igrejas, junto do rio Neiva, ao longo de mais de 20 anos. As escolas foram, sem dúvida, os grandes protagonistas da recriação, onde não faltou um Cortejo Real ( de salientar que a Rainha é da EPATV!), com música e danças palacianas da corte, composto por uma série de figuras de época como os falcoeiros, o encantador de serpentes, os cavalos, o jogral e bobos e, claro, os jogos populares, doçarias e ervas aromáticas, além das típicas tasquinhas com produtos da época.

 

O Curso Técnico de Análise Laboratorial, participou nesta recriação histórica, com a apresentação da única tenda de alquimia presente no evento, que trouxe os místicos elixires de volta aos dias de hoje bem como loções medicinais, preparados previamente nos laboratórios da EPATV.

Para além da alquimia, a EPATV também se fez representar, desta vez pelo grupo de professores da área de Integração com uma tenda de doçaria, composta por excelentes broas de mel e a tradicional “queimada”. A tasquinha quinhentista cuidadosamente recriada com peças e produtos da época ( mas com a qualidade e segurança alimentar do sec. XXI) foi assegurada por um grupo de senhoras e senhores da nossa terra, promovendo o sentido de solidariedade tão necessário nos nossos dias, já que a receita da “tasquinha” reverteu a favor dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde. À Exma Srª D. Maria José Gomes a EPATV agradece o sentido de cooperação e parceria com a EPATV.