/
/
Visita de Estudo – Novo Hospital de Braga e ao Espaço Comercial “Dolce Vita”

Visita de Estudo – Novo Hospital de Braga e ao Espaço Comercial “Dolce Vita”

 

No passado dia 3 de Fevereiro de 2011, os alunos do Curso Técnico de Construção Civil/Condução de Obra e do Curso Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente, da Delegação de Amares da Escola Profissional Amar Terra Verde, acompanhados pelas professoras Marta Barbosa, Cátia Ribeiro e Paula Costa, realizaram uma visita de estudo as Obras: Novo Hospital de Braga e ao Espaço Comercial “Dolce Vita”.

Após uma primeira visita às obras mais emblemáticas da cidade de Braga, o Novo Hospital de Braga e do Espaço Comercial “Dolce Vita” no ano lectivo 2009/2010, estes mesmos alunos foram convidados para uma nova visita às mesmas, derivado ao bom comportamento demonstrado, sendo por isso a única escola que teve esta nova oportunidade.

Durante a manhã efectuou-se a visita ao Novo Hospital de Braga, onde presenciaram a evolução da obra, encontrando-se esta em fase de acabamentos e por isso, puderam observar a aplicação de vários materiais específicos na área hospitalar e também a instalação de alguns equipamentos médicos, sendo esta acompanhada pelos Técnicos da empresa Somague, nomeadamente a Eng. e Coordenadora de Higiene, Segurança e Qualidade Dora Fernandes, pelo director de obra Eng. Paulo Lourenço e pelos encarregados Sr. Francisco Monteiro e Sr. Francisco Remuge.

No final da visita, o aluno Pedro Marques foi congratulado pelo bom desempenho demonstrado, aquando a colocação de questões por partes dos técnicos acima mencionados. Este recebeu como prémio um equipamento de protecção individual completo e a oportunidade de um pequeno estágio a realizar na obra do Novo Hospital de Braga.

Na parte da tarde, a visita ao Espaço Comercial “Dolce Vita”, teve como guia a coordenadora de Higiene e Segurança no Trabalho a Dr. Liliana Marques, da Empresa de Fiscalização VHM, que elucidou os alunos relativamente aos trabalhos de terraplanagem e da construção de acessos que estavam a ser executados, bem como as medidas de protecção e segurança que estão implícitos neste tipo de trabalhos.

Estas visitas serviram para os alunos observarem na prática os conhecimentos/competências adquiridos ao logo do curso, principalmente através das disciplinas da componente tecnológica.

Deste modo resta agradecer às empresas envolvidas cuja disponibilidade e simpatia excedeu todas as expectativas.