À semelhança do que já vem acontecendo em anos anteriores, nos dias 11 e 12 de Dezembro teve lugar mais uma campanha de recolha alimentar, promovida pelo Município de Amares. Esta iniciativa decorreu em duas superfícies comerciais do Concelho e foi assegurada por jovens voluntários de escolas concelhias, nomeadamente Escola Profissional Amar Terra Verde – Delegação de Amares, através do seu Grupo de Voluntariado EPAJUDA, e Escola Secundária. À mesma associaram-se ainda as iniciativas de recolha alimentar da Escola Secundária de Amares, do Grupo Coral Aleluia, e do Agrupamento de Escolas de Amares. O Município contou, também, com a preciosa colaboração da Delegação de Amares da Cruz Vermelha Portuguesa.
A identificação das famílias e distribuição dos cabazes são da responsabilidade do Serviço de Acção Social do Município, do Serviço Local da Segurança Social, da Equipa do Rendimento Social de Inserção (RSI) e da CPCJ.
Esta é uma iniciativa que pretende apoiar as famílias mais carenciadas do concelho, em alturas específicas do ano, como o Natal, a Páscoa ou o Dia da Criança, o que a distingue da acção similar empreendida pelo Banco Alimentar Nacional.
Contribuir foi extremamente fácil: como habitualmente, bastou fazer o donativo de alimentos num saco fornecido pelos voluntários que colaboraram na campanha. A recolha privilegiou produtos não perecíveis e com maior validade, como leite, cereais, óleo, conservas, azeite, açúcar, farinha, bolachas, massas e arroz.