/
/
Arte e Ciência na Capital e Eco-escolas visitam o mar

Arte e Ciência na Capital e Eco-escolas visitam o mar

 

Nos dias 1 e 2 de Março, os alunos das turmas de Técnico de Análise Laboratorial, acompanhados pelas suas professoras Manuela Caçador e Magda Gomes efectuaram uma visita de estudo a Lisboa. Durante esses dois dias, visitaram o ITQB e o Museu Colecção Berardo. No primeiro dia tiveram ainda oportunidade conhecer o Bairro Alto descer o Chiado e passear no Rossio no final da tarde, à noite passearam no Parque das Nações. No dia do regresso passearam junto ao mar, visitaram Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e obviamente a Antiga Confeitaria de Belém.

As áreas de investigação do ITQB são muito diversas e vão desde o estudo das moléculas até ao estudo dos organismos. O ITQB é um instituto multidisciplinar que engloba várias ciências, como a química, a bioquímica, a biologia e a biotecnologia. Durante a visita aos laboratórios poderam visualizar uma Espectroscopia de Raman de Metaloproteínas, que permite a caracterização estrutural e funcional de proteinas contendo centros metálicos, tais como ferro hémico ou não hémico, cobre, cobalto ou ferro-enxofre. Com a RR também podemos investigar diferentes processos, incluindo: a libertação de hemo da hemoglobina em mamíferos com doenças inflamatórias; a detecção de NO ou CO por proteínas sensoras que bactérias utilizam para reagir a condições externas; ou ainda a acção de antibióticos inibitórios de bactérias patogénicas. Visualizaram ainda Espectroscopia de Mossbaüer que analisa o átomo de ferro. O Ferro é extremamente importante para a vida. As metaloproteínas que contêm um ou mais sítios activos com ferro estão envolvidas, por exemplo, no armazenamento/transporte de oxigénio, no transporte de electrões, no metabolismo do azoto e do hidrogénio.

No final da visita aos laboratórios, os alunos tiveram uma fantástica surpresa. Foram presenteados pela presença da Dra Patrícia Noronha, investigadora de primeira linha de biopinturas, ligada ao nosso projecto de metáforas científicas “A ciência e a arte”. Como é evidente, os alunos estavam entusiasmadíssimos por conhecer um ídolo e adoraram conhecer o seu atelier. Aproveitaram para trocar algumas impressões e esclarecer algumas dúvidas. A “artista” ficou visivelmente emocionada por encontrar jovens cientistas tão conhecedores do seu trabalho. No final trocaram-se mails para trocas de informação sobre trabalhos realizados por todos.

Após esta visita, os alunos voltaram ao trabalho e efectuaram um workshop sobre cromatografia. Estudaram a composição química de vários produtos alimentares como: frutos e sumos de fruta; vinhos e vinagres, azeitona de mesa e azeite, chá e café. Os objectivos foram a análise de compostos voláteis e não voláteis (por exemplo compostos fenólicos e cretinóides) para caracterização de matérias-primas, determinação de alterações em função do processamento e armazenamento e análise de produtos resultantes das indústrias alimentares. Os formadores foram o Dr. Mário patrício e a Dra Sandra Silva, a quem agradecemos a simpatia e paciência com os quatro grupos.

No segundo dia, as turmas visitaram o Museu de Arte Contemporânea Colecção Berardo. À entrada formos recebidos pelo próprio Comendador Berardo, que nos deu as boas vindas e acedeu a ser fotografado com o grupo. A Colecção Berardo é reconhecida no panorama internacional como uma colecção de arte de grande significado que, além de certos núcleos de excelência, permite acompanhar os principais movimentos artísticos do sec. XX. A representação de mais de 70 correntes artísticas evidencia o forte pendor museológico e didáctico desta colecção. As visitas guiadas foram uma fonte inesgotável de criatividade e de possibilidades de inovação, não só pela riqueza dos seus conteúdos, mas também pela constante explicação do significado das obras, a colecção possibilita diversas e actualizadas leituras da arte contemporânea. A exposição temporária era sobre banda desenhada portuguesa e foi explicado o processo de desenvolvimento de uma prancha de BD.

Eco-escolas visitam o mar

 

As turmas de Técnico de Análise Laboratorial dedicaram no dia 2 de Março uma hora ao estudo do mar. A visita ao Padrão dos descobrimentos deu o mote para a discussão sobre o Oceano Atlântico. Os descobrimentos portugueses foram o conjunto de viagens e explorações marítimas realizadas pelos portugueses entre 1415 e 1543 que começaram com a conquista de Ceuta na África. O oceano Atlântico é o segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente 106.200.000 km², cerca de um quinto da superfície da Terra. A professora falou sobre a importância do mar, as principais ameaças (a sobreexploração pesqueira: pesca industrial, acidental e/ou ilegal, aquecimento global, Poluição) e a comunidade (fauna e flora).

No final todos reflectiram sobre os assuntos abordados e sobre esta comemoração do Dia do Mar.