/
/
EMPREENDEDORISMO NA EPATV – Centro de Incubação de Jovens Cientistas da EPATV promove acção de sensibilização em parceria com o CITEVE.

EMPREENDEDORISMO NA EPATV – Centro de Incubação de Jovens Cientistas da EPATV promove acção de sensibilização em parceria com o CITEVE.

 

No passado dia 13 de Novembro teve lugar, na delegação de Vila Verde da Escola Profissional Amar Terra Verde uma palestra sobre “Pense Indústria 2.0” ministrada pelo Engenheiro Nelson Vale do CITEVE, Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal. Esta apresentação visou oficializar a parceria existente entre estas duas Instituições para este projecto.

O projecto “Pense Indústria 2.0” valoriza as componentes de demonstração de processos e tecnologias industriais em laboratório, complementadas com situações de contacto directo com a organização do trabalho e as actividades produtivas em empresas industriais.

O enfoque da sessão de sensibilização desta parceria foi sobretudo para duas actividades já conhecidas e que muito sucesso tem tido junto dos jovens: o “Isto é uma Ideia” e o ”F1 in Schools”.

O concurso “Isto é uma Ideia”, desenvolvido em parceria com o INPI – Instituto nacional de Propriedade Industrial, volta com mais força ainda, dinamizando a descoberta de jovens empreendedores com ideias inovadoras. Este concurso tem também uma componente nacional, já que a equipa vencedora dentro de cada centro irá competir numa grande final com os restantes vencedores dos outros centros.

A actividade “F1 in Schools”, que responde às condições estabelecidas no desafio mundial com o mesmo nome, consiste no desenvolvimento, por parte dos alunos e com recurso a software 3D, de carros de Fórmula 1 em miniatura, levando em conta conceitos como a aerodinâmica e o design. O passo seguinte é a criação da equipa e toda a sua identidade visual. Esta actividade tem agendada uma grande final em Lisboa onde se irá escolher a melhor equipa, que, por sua vez, representará Portugal na final mundial em Setembro de 2010.

A actividade de apresentação do projecto integrado no Centro de Incubação de Jovens Cientistas da EPATV e nas comemorações da Semana Global do Empreendedorismo, foi organizada pelos professores Adelino Costa, Álvaro Santos e Magda Gomes e muito apreciada pelos alunos, que ouviram com entusiasmo o testemunho de inovação, criatividade e empreendedorismo deixado pelo orador.