/
/
Semana da Leitura

Semana da Leitura

 

No âmbito do Plano Nacional da Leitura, o grupo disciplinar de Português acompanhou a comunidade escolar na Semana da Leitura (20 a 24 de Abril), com a organização de actividades diversificadas, com o intuito de motivar e criar hábitos de leitura, bem como aprender que a leitura deve ser encarada numa perspectiva essencial para a formação individual e profissional, mas assumindo, antes de mais, um perfil cultural e lúdico.

 

Exposição de Autores Portugueses

 

Todas as turmas da Escola prepararam uma exposição subordinada à vida e obra dos mais ilustres escritores da literatura portuguesa.

Os trabalhos foram apresentados em cartazes, maquetas, telas, quebra-cabeças, individuais para a cantina, entre outras ideias originais. Alguns dos trabalhos que atraíram mais as atenções dos visitantes foram a página de hi5 de Antero de Quental, o cantinho do Padre António Vieira, o retrato de Vergílio Ferreira feito com colagens em tela, o quadro reciclado de Camilo Castelo Branco e os poemas de Camilo Pessanha.

 

Hora do Conto e Leitura Coral

 

A EPATV convidou as turmas do ensino pré-escolar da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde para assistir, no auditório da escola, à encenação de contos populares com marionetas e à sua adaptação coral, trabalho apresentado pelas turmas de 1º ano de Técnico de Psicossocial e de 2º ano de Técnico de Energias Renováveis.

Os contos e fábulas versados foram o Capuchinho Vermelho, Os Três Porquinhos, A Lebre e a Tartaruga e outras histórias infantis de autoria dos alunos.

Os nossos Amiguinhos de palmo e meio seguiam atentamente as personagens em palco, ao som de palmas, apesar de alguns receio demonstrado pela presença do temível Lobo Mau… Ainda bem que apareceu o Lobo Bom e explicou que a sua personagem ajuda as mamãs a educar os seus filhotes, que comem imediatamente a sopa toda!

 

Encenação da peça «Felizmente há Luar!» de Luís de Sttau Monteiro

 

O 3º ano do Curso Técnico de Restauração (Cozinha/Pastelaria) subiu ao palco do Auditório da EPATV, com uma encenação adaptada do texto dramático «Felizmente Há Luar!» de Luís de Sttau Monteiro, no dia 24 de Abril de 2009.

Os alunos que compõem a turma de Restauração demonstraram bastante empenho na preparação e execução desta actividade, a qual foi alvo de uma apreciação muito favorável por parte das turmas de 12º ano que assistiram à dramatização.

A representação desta peça de teatro, cujo texto integra o plano curricular da disciplina de Português, possibilitou a sensibilização da comunidade escolar para outras formas de manifestação artístico-cultural, nomeadamente, a expressão dramática, contribuindo também para incentivar a prática da leitura.