/
/
Delegação de Amares da EPATV participa em projecto de Ciência Viva

Delegação de Amares da EPATV participa em projecto de Ciência Viva

 

No passado mês de Janeiro e Fevereiro teve lugar, na delegação de Amares da Escola Profissional Amar Terra Verde, o desenvolvimento do projecto científico intitulado: “E se um bloom de cianobactérias te batesse à porta”, orientado pela professora Sylvie Rodrigues. Este grupo de trabalho, intitulado “Os Sabichões”, desenvolveu várias actividades experimentais com cianobactérias. Com este projecto, integrado no Ano Internacional da Biodiversidade, pretendeu-se levar os alunos e professora a descobrir, experimentar e conhecer o mais aprofundadamente as características destes microrganismos.

Tendo sido, o primeiro desafio proposto pela Ciência Viva – Agência Nacional para Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do projecto “Oceanos, Biodiversidade e Saúde Humana”. As cianobactérias e algum material de laboratório específico para a realização destas actividades experimentais, foram fornecidos pela Ciência Viva e pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.

Todos os alunos pertencentes ao grupo de trabalho empenharam-se com todas as forças, dedicando o seu pouco tempo livre à causa da Ciência. Realizaram as actividades experimentais com rigor científico, apresentando sempre uma postura responsável no laboratório.

Este projecto permitiu aos alunos contactar com instrumentos específicos de Microbiologia e consolidar conhecimentos adquiridos na disciplina de Química Aplicada. As actividades experimentais permitem, sem dúvida, uma maior compreensão e aplicação dos conhecimentos aprendidos. Além disso, promovem, de uma forma significativa o gosto pelas Ciências.

Os resultados da participação neste projecto foram tão enriquecedores que, este grupo de trabalho promete voltar a participar no próximo ano lectivo nos novos desafios propostos pela Ciência Viva.