/
/
IV Jornadas de Electricidade/Electrónica-2009

IV Jornadas de Electricidade/Electrónica-2009

 

Nos dias 18 e 19 de Março de 2009 realizaram-se as IV Jornadas de Electricidade/Electrónica organizadas pelo departamento da área. Os cursos que participaram neste evento foram: Curso Técnico de Electrotecnia; Curso Técnico de Mecatrónica; Curso Técnico de Energias Renováveis; Curso de Operador de Electrónica/Telecomunicações; Curso de Electromecânico de Electrodomésticos.

Nestes dois dias estiveram presentes empresas e instituições que apresentaram palestras de temas variados da área dos diversos cursos intervenientes, tais como: Televés (televisão digital e redes); IXUS (área das Energias Renováveis); Instituto de Educacion Frei Martin Sarmiento de Pontevedra, Espanha (área da Domótica); EDP Distribuição (com o tema “O plano de promoção de eficiência no consumo da EPATV”; Toshiba; Departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho; Siemens; Omron; Sernis e Philips.

Estiveram também presentes nestas jornadas empresas a exporem materiais, equipamentos e livros técnicos, tais como: Livraria Minho; Cidadela Electrónica; Alfa Elektor; IXUS e SICOOL, o que permitiu aos alunos o contacto com conhecimentos técnicos bibliográficos da área.

Durante estes dois dias estiveram em exposição nas oficinas de electricidade alguns projectos elaborados pelos alunos da área onde se efectuaram visitas guiadas. É de salientar que também estiveram presentes outras empresas que assistiram ao decorrer do evento, representadas pela sua administração, tais como Cidadela Electrónica, Recauchutagem Ramoa, entre outros.

A abertura e encerramento das jornadas foi efectuado pela Directora Pedagógica.

O grupo de Electricidade/Electrónica considera que este evento decorreu de forma muito positiva tendo dado a conhecer a escola e os projectos desta área a empresas e instituições. A nível dos formandos foi uma experiência enriquecedora, uma vez que tiveram um contacto muito estreito com o mundo empresarial.