/
/
3ª Edição de “A Bienal na Escola”

3ª Edição de “A Bienal na Escola”

Os alunos Duarte Coelho e Rui Silva do Curso Técnico de Recuperação do Património Edificado – 2º ano, participaram na 3ª Edição de “A Bienal na Escola”, com o tema o “cão”.

Realizaram a obra cujo titulo é “Que vida escolherias para o teu cão”, em técnica mista. Com este trabalho os alunos pretenderam recriar duas realidades extremas e dai adveio a criação de duas pinturas que representam essas realidades e que são conjugadas com uma escultura, a do cão, esta foi executada através da técnica do “origami”, é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com dobras geométricas de uma peça de papel, por forma a este conjunto de técnicas criar uma harmonia, resultante de combinações de cores e de proporções dos elementos que constituem esta composição artística.

 A ideia de criar a dualidade de aspetos e de modos de vida veio no sentido demostrar o relacionamento homem e animal. O cão não se importa se o seu dono reside numa mansão ou na rua, o cão apenas deseja comida, cuidado, carinho e respeito que são o suficiente para conquistar a confiança do mesmo, que por isso, recebeu o título de melhor amigo do homem. Em retribuição aos cuidados, o canino está sempre disposto a acompanhar o humano, mas o contrário nem sempre acontece, por isso mesmo é que vemos muitos animais abandonados.

Esta obra visa alertar a sociedade para a forma como tratamos por vezes os animais.

Este trabalho foi merecedor da distinção como “Menção Honrosa”, no 3º escalão. 

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208