/
/
PAPs: 18 eletrotécnicos com futuro garantido

PAPs: 18 eletrotécnicos com futuro garantido

Com “destinos programados” — uns com contratos de trabalho resultantes do estágio, outros com prosseguimento de estudos para o IPCA e IPVC — , os 18 finalistas do Curso Técnico Profissional de Eletrotecnia defenderam, no dia 9 de julho, as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP) na Escola Profissional Amar Terra Verde.

Em 2020, “onze dos nossos alunos seguiram estudos superiores no IPCA” — revelou Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica. Para já, “temos um para CTeSP em Melgaço (IPVC) e mais quatro para o IPCA. Estamos na terceira PAP — entre dez — deste ano. O balanço não pode ser melhor.”.

A manhã do dia 9 de julho arrancou com a apresentação de um sistema de rega para um estádio relvado pela tripla Rui Oliveira, Tiago Costa e Hugo Azevedo. Os dois começam a trabalhar na próxima segunda-feira e o terceiro vai ingressar num CTeSP da área.

Perante o júri presidido por Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica, e constituído pelos professores Carlos Silva (Diretor de Curso), Pedro Arantes (Diretor de Turma), Aurélio Machado (Orientador de Projeto), Sandra Guedes (Corretora), Marco Monteiro (da empresa Smov Energy), Cláudio Pimenta (empresa ODARP) e Paulo Amorim (Sindicato SITE-Norte), foram apresentados seis projetos inovadores.

Um deles foi construído pelo Sérgio Costa, Leonel Salgado e Hugo Ribeiro e consiste num fumigador elétrico auto-sustentável, uma ferramenta para apicultores que é alimentada a energia solar. Os jurados consideraram-no uma “ideia engraçada e bem conseguida”. Mais um trio com emprego já garantido.

Uma instalação de ITED (Infra-estruturas de telecomunicações em edifícios) foi a prova de Francisco Azevedo, Luís Araújo e Toni Fernandes que nos remeteu às origens do Telegrama (1684) e do Telemóvel (1973). Um vai seguir para o IPCA e os outros começam a trabalhar já.

Rafael Silva, Edgar Cunha e Hugo Vieira presentearam os jurados com uma prova de manutenção de instalações elétricas e telecomunicações. Um segue para o IPCA, outro vai trabalhar e o terceiro está indeciso entre trabalhar ou ingressar no ensino superior.
“Ficamos tão felizes por terem os vossos destinos planeados e podem continuar a dispor de nós” — afirmou a Diretora Pedagógica da EPATV.

Rodrigo Novais, José Oliveira e Francisco Valente mostraram uma coletânea de vídeos-tutoriais, do género “Faça você mesmo”. Ao longo de vários meses, os programas que eles produziram debruçaram-se sobre a melhor maneira de iluminar com LED, fazer uma extensão elétrica, fazer uma iluminação de Natal, entre outras ações a realizar em casa. Foi mais um trio que vai reforçar o IPCA e as empresas da região.

Chegou a vez de apresentar uma máquina que separa automaticamente objetos com cores diferentes, numa iniciativa concretizada por José Mota, Pedro Ferreira e Tiago Pires, através de um sistema triplo: mecânico, pneumático e automação elétrica. Deste trio sai mais um jovem que prossegue os estudos superiores e os outros têm emprego garantido.
“Desejamos-vos o melhor e saibam que podem sempre contar connosco e com a EPATV para o que precisarem”, rematou o Diretor de Curso.