/
/
Provas de Aptidão Profissional de Design de Comunicação Gráfica: alunos apresentam projetos com muito potencial

Provas de Aptidão Profissional de Design de Comunicação Gráfica: alunos apresentam projetos com muito potencial

Os alunos do 3º ano do curso Técnico de Design de Comunicação Gráfica da Escola Profissional Amar Terra Verde realizaram, a 8 de julho, as Provas de Aptidão Profissional. Os projetos apresentados pela turma este ano destacaram-se pela sua elevada qualidade e potencialidades no prosseguimento de estudos e/ou no mercado de trabalho.

Na sala 4.0 foram apresentados 14 projetos de alunos finalistas do curso Técnico de Design de Comunicação Gráfica. São eles: “O Carvalho”, de Ricardo Silva; “Your Symbol” de Micael Macedo; “Personalização de Capacetes”, de Leandro Mendes; “Delicate Jewels” de Ana Cunha; “Your Tote Bag” por Lara Teixeira; “Tokyo Trends” por Erick Lima e Leandro Ribeiro; “B.Glizy” por Carolina Faria; “Capas Marri” por Mariana Vilela; “Saint’z” por Miguel Santos; “Plume Bags” por Ana Sousa e Hugo Ribeiro; “JV” por João Andrade; “Strangers 2 Friends” por Inês Gonçalves; “Tray Lab” por Bruno Lomba; “Photoart” de Leandro Cerqueira.

A avaliação da defesa dos projetos contou com um júri composto por Sandra Monteiro, diretora pedagógica; os professores Fátima Pimenta, diretora de curso e orientadora dos projetos; Marco Alves, diretor de turma; e Ricardo Cabral, professor e orientador dos projetos. Como juradas convidadas, as professoras, Ana Nogueira e Emília Martins, e o fotógrafo da empresa Imagens de Sonho, Orlando Fernandes, como jurado externo.

A maioria dos trabalhos apresentados incidiu sobre o tema da moda, sendo que os alunos criaram de raiz uma marca, com peças e/ou acessórios. Desenvolveram toda a estrutura em torno da promoção da marca, como o site e redes sociais, logótipos, cartões de visita e catálogos. Outros alunos desenvolveram temas, como jogos de tabuleiro didáticos e restauração, sempre com o mesmo cuidado no desenvolvimento da imagem de marca, da promoção (online e presencial) e do produto.

Um dos projetos em apresentação foi realizado por Mariana Vilela, com o título “Marri Capas”, uma marca criada pela própria aluna de personalização de capas de telemóvel. Para além das propostas dos produtos e da promoção da marca, com embalagens originais, a aluna desenvolveu uma projeção de uma loja física, através de uma animação 3D realizada através do programa Blender.

Outro projeto, intitulado “B.Glizy”, foi apresentado por Carolina Faria, uma marca de roupa com o logótipo original, desenhado pela aluna. A marca de roupa lançou um conceito de produto que mistura fotografia, arte e moda, aproveitando monumentos portugueses como base para produzir peças de vestuário originais que se destacam pela sua criatividade e singularidade.

O último trabalho em avaliação foi realizado por Leandro Cerqueira com o título “Photoart”, um projeto sobre fotografia. Neste trabalho, o aluno apresentou o seu portefólio profissional na fotografia, expondo algumas das suas fotos sobre temas variados. A exposição, que inclui o desenvolvimento de marca pessoal, website, logótipo e livro fotográfico, surpreendeu os jurados pelo seu elevado nível de execução e criatividade.

Durante a apresentação dos projetos, os jurados ficaram impressionados pela elevada qualidade dos projetos dos alunos finalistas de Design de Comunicação Gráfica. Em muitas das apresentações, os jurados incentivaram os alunos a ir mais longe, pois observaram que eles têm capacidade de levar os seus projetos mais além.

No final das apresentações, os alunos receberam uma pequena lembrança da professora Fátima Pimenta, como gesto de gratidão e reconhecimento por todo este percurso realizado pelos alunos, desejando-lhes as maiores felicidades na sua vida profissional.