T. Informática de Gestão

PERFIL DE DESEMPENHO

 Técnico de Informática de Gestão é o profissional qualificado que possui competências no âmbito da gestão das organizações, nomeadamente na construção de modelos de gestão de negócios/projetos, criando matrizes com recurso a aplicações informáticas para as micro, pequenas e médias empresas, com vista à eficácia de resultados. Está apto a apoiar a coordenação de departamentos de informática e a proceder ao desenvolvimento, instalação e utilização de aplicações informáticas em qualquer área funcional de uma organização/empresa.

As atividades principais a desempenhar por este programador são:

  • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de diferentes sistemas operativos e de software de aplicação;
  • Instalar, configurar, desenvolver e efetuar a manutenção de bases de dados;
  • Avaliar e participar na escolha de utilitários, assim como nas políticas de segurança em sistemas informáticos;
  • Desenvolver aplicações na área de gestão;
  • Avaliar e participar na escolha de ferramentas de gestão;
  • Analisar, testar e implementar ferramentas de gestão;
  • Parametrizar e adequar, a necessidades específicas, ferramentas de gestão existentes;
  • Analisar problemas e propor soluções adequadas aos meios existentes na empresa;
  • Desenvolver módulos que complementem as aplicações de gestão, à medida das necessidades da empresa;
  • Desenvolver, distribuir, instalar e efetuar a manutenção de aplicações informáticas, utilizando ambientes e linguagens de programação orientadas a objetos, procedimentais e visuais;
  • Desenvolver, instalar e manter servidores, páginas e sistemas de informação nas tecnologias Web;
  • Colaborar na gestão de meios humanos, materiais e financeiros;
  • Participar na execução da contabilidade geral da empresa;
  • Apoiar o processamento de salários;
  • Utilizar aplicações de faturação, stocks, contas correntes, imobilizadas, contabilidade e salários;
  • Participar na organização dos processos e procedimentos das obrigações fiscais;
  • Participar nos processos e procedimentos referentes aos diversos regimes de proteção social;
  • Apoiar o expediente e o arquivo;
  • Participar na elaboração de relatórios e mapas de gestão.
  • Português
  • Língua Estrangeira I ou II
  • Área de Integração
  • T.I.C.
  • Educação Física
  • Matemática
  • Economia
  • Linguagens de Programação
  • Organização de Empresas e Aplicação de Gestão
  • Sistemas de Informação
  • Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração
  • Formação em Contexto de Trabalho
  • Empresas Públicas
  • Empresas Privadas
  • Prestação de Serviços
  • Comércio
  • Contabilidade
  • Seguros
  • Bancos