/
/
VISITA DE ESTUDO ACES GERÊS-CABREIRA – CENTRO DE SAÚDE DE AMARES

VISITA DE ESTUDO ACES GERÊS-CABREIRA – CENTRO DE SAÚDE DE AMARES

No dia 24 de Abril, os alunos do 2º ano do Curso Técnico auxiliar de Saúde visitaram as instalações do Centro de Saúde de Amares.

O contacto com a realidade dos serviços de saúde é, na maioria das vezes, feito enquanto utente, sendo adiado um maior envolvimento com a dinâmica e funcionamento dos mesmos para momentos de formação em contexto de trabalho. De forma a colmatar este distanciamento, e porque ainda muito pouco se conhece da verdadeira realidade de um centro de saúde, os alunos do Curso Técnico Auxiliar de Saúde-2º ano puderam

experienciar uma tarde no Centro de Saúde de Amares, com o objetivo de perceber a dinâmica e organização de um centro de saúde, assim como as atividades do técnico auxiliar de saúde em contexto de cuidados de saúde primários.

Assim, com a receção do Sr. Diretor do ACES, foram visitados os principais espaços e serviços que constituem o dia-a-dia dos profissionais de saúde, sendo proporcionado um ambiente de abertura e questionamento, onde o paralelismo com os conteúdos da disciplina de Gestão e Organização dos Serviços e Cuidados de Saúde foi perfeitamente conseguido, num contexto que será a realidade dos alunos muito brevemente. Os alunos tiveram ainda oportunidade de assistir a uma demonstração de todos os procedimentos envolvidos no processo de esterilização de materiais, cujas diferentes fases foram explicadas, já que é o Centro de Saúde de Amares o responsável pela esterilização de todo o material das restantes unidades do Agrupamento de Centros de Saúde Gerês-Cabreira.

Esta visita foi uma experiência bastante enriquecedora que permitiu aos alunos verificar a aplicação prática de conteúdos teóricos abordados em sala de aula.

IMG_6208