/
/
Visita ao Mosteiro de Tibães

Visita ao Mosteiro de Tibães

Os alunos do curso de Património, da delegação de Amares, da Escola Profissional Amar Terra Verde, deslocaram-se a Mire de Tibães, com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo e, ao mesmo tempo, alargar os horizontes do conhecimento, através de uma visita ao denominado Mosteiro de Tibães ou Mosteiro de São Martinho de Tibães. Tratou-se de uma visita que englobou a Igreja e o Cruzeiro de Tibães, bem como o “Percurso Museológico”, tendo os alunos assimilado e recordado diversos conhecimentos acerca da denominada Casa-mãe do movimento beneditino. Aos espaços mais antigos, foi adicionada uma ala recuperada, onde actualmente funciona uma hospedaria com 9 quartos e o restaurante “Eau Vive de Tibães” com capacidade de 50 pessoas.

Classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1944, aloja ainda uma comunidade de missionárias da Família Internacional Donum Dei, do grupo das Trabalhadoras da Imaculada, pertencente à Ordem Carmelita, estando instalada numa ala do mosteiro.

Durante a tarde, os alunos, acompanhados pelo professor Rui Silva, deslocaram-se, ainda, à Sé de Braga e ao Bom Jesus do Monte, onde tiveram oportunidade de apreciar e visitar outros espaços históricos e culturais, sendo que, ao mesmo tempo, se proporcionaram alguns momentos de lazer.