/
/
Viagem ao Fabuloso Mundo da Saúde

Viagem ao Fabuloso Mundo da Saúde

Este ano, a delegação de Amares da EPATV convidou a sua comunidade escolar a realizar uma Viagem pelo Fabuloso Mundo da Saúde!

Ao planear esta viagem começamos por definir a data e o roteiro desejado, mobilizamos os recursos necessários para a concretização desta aventura e só depois de devidamente atualizados os passaportes dos alunos de cada curso, é que demos inicio a esta nossa aventura na manhã do solarengo dia 8 de Abril. Inspirados no velho e sábio slogan, mente sã em corpo são, dedicamos as primeiras horas do dia ao bem-estar psicológico com a realização de um workshop de yoga do riso, promovido pela professora Joana Barbosa.

O riso é uma das mais poderosas medidas anti-stress e não requer qualquer pré requisito. É um exercício de uma simplicidade incrível, contudo, muito transformador, sendo algo que qualquer pessoa pode realizar, em qualquer lugar ou momento. A premissa básica é que o corpo sabe e pode rir-se, independentemente do que se passa na mente ou da idade.

Seguimos viagem rumo ao Workshop de Massagem Terapêutica Infantil, tendo como guia a Enfermeira Ana Paula Carvalho, da UCC de Amares. Nesta paragem, abordaram-se e exemplificaram-se algumas técnicas de relaxamento para bebés, algo que para além de ter benefícios para a saúde é também considerada um meio privilegiado de reforço no processo de vinculação mãe-bebé.

Na terça-feira, dia 9 de Abril, o nosso primeiro destino foi o Workshop das Terapias Alternativas onde, com a ajuda da terapeuta Raquel Costa que é também gerente do espaço AquaSpa Aromas e Sentidos, nos foi proporcionado um primeiro contato com a Aromaterapia, um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Durante uns momentos de puro relaxamento e com uma abordagem naturalista, foram apreendidos alguns conceitos relativos às propriedades dos óleos essenciais e a sua importância no controlo de alguns estados de ansiedade típicos da adolescência.

No mesmo dia ainda foi possível integrar no percurso previsto uma paragem pela temática dos comportamentos aditivos, centrando-nos mais concretamente na reflexão proporcionada pela partilha de algumas histórias de vida associadas às dependências, numa sessão intitulada “Consome a Vida, não deixes que ela te Consuma!!!”, dirigida pela Dr.ª Fátima Pimpão do Centro de Respostas Integradas (CRI) de Braga.

Já no terceiro dia de viagem, 10 de Abril, voltamos a explorar a área das Terapias de Relaxamento, desta vez, num workshop orientado pela Dr.ª Paula Peres, docente da Escola de Enfermagem da Universidade do Minho. Adepta incondicional destas terapias e com vasta experiência neste domínio, presenteou-nos com a exemplificação de algumas técnicas básicas de massagem de relaxamento nas zonas capilar, cervical e lombar, incluindo nesta sua programação momentos de experienciação das mesmas pelos alunos participantes.

 Já com a mochila repleta de novas experiências, mas sempre motivados em querer conhecer mais sobre este fabuloso mundo da saúde, para terminar em grande um dia de intensas descobertas, os alunos da Delegação de Amares da EPATV ainda tiveram oportunidade de adquirir alguns conhecimentos de Suporte Básico de Vida (SBV), mais concretamente, técnicas de deteção e alerta em situações de emergência bem como, de atuação, no caso, de ser necessária uma reanimação cardiorrespiratória, através da pertinente e dinâmica intervenção do Enfermeiro Abrunhosa, do ISAVE. O SBV corresponde a um conjunto de medidas e procedimentos técnicos no suporte de vida às vítimas até à chegada do SIV (Suporte Intermediário de Vida – transporte até ao hospital). Uma das principais mensagens a reter deste workshop foi sem dúvida que “Um rápido SBV pode fazer a diferença, pois proporciona até 60% de chance de sobrevivência”, só por isso, vale mesmo a pena desenvolver conhecimentos nesta área!

O último dia desta jornada pautou-se pelas temáticas dos comportamentos aditivos com a sessão “Histórias de Vida – Retratos de Dependências…” tendo como “atores principais” a Dr.ª Ermelinda Macedo, docente da Escola de Enfermagem da Universidade do Minho, o Dr. Gil Sarmento Técnico de Serviço Social do CAFJEC e o testemunho real de um jovem de 23 anos que se encontrava em processo de desintoxicação. Esta foi sem dúvida uma paragem marcante, não só pelas reflexões que despoletou na assistência, mas sobretudo pelos momentos de elevada intensidade emocional que se desencadeou. Como já alguém disse “ a saúde começa pela boca”, logo não podíamos concluir o nosso roteiro sem visitar também o “mundo da nutrição”, contamos para isso com a colaboração da nutricionista Dr.ª Sandy Duarte, da Associação Portuguesa de Nutricionistas que de uma forma lúdico-pedagógica, conseguiu deixar-nos algumas dicas práticas de como selecionar alimentos agradáveis e saudáveis para um lanche quotidiano.

E como o tempo passa a correr quando nos sentimos satisfeitos e motivados, esta nossa aventura pelo abrangente mundo da saúde chegou ao fim. Porém, independentemente de nos identificarmos mais com umas formas do que com outras neste desafio que é empenharmo-nos num estilo de vida saudável, uma certeza ficou, é que de facto, existem muitas alternativas para manter a nossa mente sã em corpo são e devemos ser nós a assegurar isso diariamente! Desliguem então os “complicómetros” e comecem a experimentar pequenas mudanças na Vossa Vida que podem fazer toda a diferença! Até a uma próxima viagem!

Fotos