/
/
Tardes da Matemática

Tardes da Matemática

Tardes da Matemática

A matemática voltou a ser o centro das atenções, desta vez aglomerada à restauração, no dia 26 de fevereiro. É na segunda de três Tardes da Matemática que o grupo disciplinar de matemática e a SPM – Sociedade Portuguesa de Matemática – convidam Paula Mendes Martins, da Universidade do Minho, para falar aos alunos dos cursos Técnicos de Restauração, Técnico de Análise Laboratorial, Técnico de Energias Renováveis e CEF – Pasteleiro Padeiro.

Para mostrar que a matemática na cozinha não se evidencia apenas na quantificação de ingredientes, a oradora Paula Martins começa por explicar que entre medidas e proporções estão explícitos muitos outros conceitos matemáticos. Prossegue, explicando que em vários alimentos

se podem encontrar: “ligações forçadas”, como por exemplo ao cortar uma fatia plana de maçã, podem ocorrer dois tipos de geometria; “ligações criativas”, em inovadoras sandwiches cónicas e pavimentações; e ligações geométricas e algébricas.

Outro dos pontos centrais desta tarde foi a apresentação do software SURFER, que relaciona a geometria e a cozinha de autor, criando e calculando a superfície dos alimentos.

Ao terminar, a palestrante expôs trabalhos de Valentina Galata, desenvolvidos a partir do SURFER e ainda uma exposição que têm corrido o mundo – “O Sabor das Matemáticas”, de Mercedes Molina, José Carlos García e Pedro Reyes Dueñas, onde fotografias de determinados pratos apresentam a respetiva equação.

No próximo dia 15 de abril, agende a tarde para a Matemática na Afinação Musical.