/
/
Semana da Saúde na EPATV

Semana da Saúde na EPATV

Semana da Saúde na EPATV - Vila Verde

Foi na semana de 24 a 28 de Março que se realizou, na EPATV a Semana da Saúde. Uma semana organizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação da Escola com a colaboração da UCC de Vila Verde, dedicada ao tema da Saúde Mental e que contou com a realização de várias atividades alusivas a temas como a sexualidade, o consumo de substâncias nocivas, o bullying, entre outros.

Iniciaram-se as atividades com as Olimpíadas da Saúde, tendo-se seguido, ainda nesse dia uma representação teatral pelos alunos do curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria 3º ano, denominada “Quando a vela se apaga…”, que conta a história de três personagens, Artur, Ana e Sandra, jovens consumidores de drogas que veem as suas vidas desfeitas devido ao consumo de drogas.

No segundo dia de atividades, realizou-se no auditório da Escola uma ação de sensibilização para a temática do bullying, tendo contado com uma apresentação da Guarda Nacional Republicana e de um orador, ativista dos Direitos Humanos, João Paulo, que abordou um tipo específico de bullying, o bullying homofóbico. Foi também dinamizada, pela Enfermeira Cristina Duarte, da UCC de Vila Verde, uma sessão de relaxamento para professores.

No dia 27 da parte da manhã cerca de 140 alunos assistiram a uma ação de sensibilização sobre o tema dos consumos nocivos, nomeadamente o consumo de álcool, realizada pela Enfermeira Isabel Costa, da UCC de Vila Verde.

Para terminar as atividades, a EPATV recebeu como convidado o Doutor Manuel Salvador Araújo, que falou a cerca de 170 jovens sobre Sexualidade e Complexidade através de uma clara e útil exposição sobre o tema.

Na sessão de encerramento da Semana da Saúde, presidida pela Diretora Pedagógica, Dra. Sandra Monteiro, foram entregues os prémios aos vencedores do Concurso do Logótipo para o Projeto de Prevenção de Tabagismo promovido pela Unidade de Saúde Pública do Centro de Saúde de Vila Verde (Marisa Silva do curso de Técnico de Design Gráfico 2º ano) e das Olimpíadas da Saúde (Natália Miranda do curso de Técnico de Fotografia 3º ano).

Um agradecimento a todos os alunos e professores que participaram nas atividades, em especial aos alunos do 3º ano do curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria pela fantástica representação, à Professora Cláudia Marques pela disponibilidade em ensaiar os alunos, à Unidade de Saúde Pública de Vila Verde e à equipa da UCC de Vila Verde, especialmente à Enfermeira Cristina Duarte, pela colaboração e apoio na organização de todas as atividades.