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Professores da EPATV apresentaram projeto de gamificação inovador no 1º Congresso de Ciência e Tecnologia

Professores da EPATV apresentaram projeto de gamificação inovador no 1º Congresso de Ciência e Tecnologia

Sara Vale e Pedro Arantes, professores da Escola Profissional Amar Terra Verde, apresentaram, a 10 de julho, no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Verde, o seu projeto pedagógico de gamificação no ensino de Matemática, cuja elaboração contou com a colaboração de Paula Costa, docente na mesma escola.

O plano, intitulado “Aprendizagem Baseada em Problemas de Gamificação”, foi desenvolvido com o objetivo de promover um maior envolvimento dos alunos na aprendizagem da matemática, transformando a abordagem expositiva (mais tradicional no ensino) numa abordagem mais imersiva e prática, associando “conteúdos tutelares a práticas que permitem aprendizagens mais significativas “, sublinhou Sara Vale.

Este projeto, na área de STEAM (Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia), consistiu na criação de um jogo de aventura, inspirado em Indiana Jones, que irá propor desafios relacionados com problemas matemáticos de modo a ultrapassar os diferentes obstáculos. O jogo também desafia os alunos a encontrar monumentos da sua área de residência para cálculo da respetiva altura, reforçando ainda mais conceitos matemáticos e trigonométricos.

Para o efeito, foram utilizadas ferramentas digitais como o Moodle e o MIT App Inventor que possuem a vantagem de ser acessíveis à maioria das escolas.

A apresentação do projeto decorreu no âmbito do encontro de boas práticas pedagógicas, do Congresso de Ciência e Tecnologia, organizado pela Casa do Conhecimento de Vila Verde e por escolas e agrupamentos do concelho, em parceria com a EPATV. A iniciativa reuniu docentes para uma partilha de práticas inovadoras de ensino em vários anos escolares, com ênfase na boa aplicação de ferramentas tecnológicas.

O evento contou com as presenças de Manuel Lopes, vereador do Município de Vila Verde, Renato Henriques, professor na Escola de Ciências da Universidade do Minho, Teresa Vilaça, professora auxiliar do Instituto da Educação da Universidade do Minho, e Ismael Graça, coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde.