Palestras

O curso do Apoio Psicossocial no âmbito das suas provas de aptidão profissional organizaram várias as palestras ao longo do ano sobre várias temáticas abordadas nos seus projectos, nomeadamente, Bulling e Violência no Namoro.

Relativamente à palestra da violência do namoro teve como indispensável oradora a Drª Teresa Silva da APAV. Esta apresentou à comunidade escolar um conjunto de atitudes muitas vezes consideradas como normais ou aceitáveis mas que violam direitos fundamentais do indivíduo. Alertou para a importância dos jovens procurarem apoio e esclarecimento sobre todas estas questões, de forma a viverem uma relação de namoro sadia sem caírem em ciclos de violência. No fim, as alunas responsáveis pela actividade apresentaram os seus trabalhos e colocaram em prática um conjunto de actividades lúdicas com o objectivo de sensibilizar e alertar para esta temática.

No dia 15 de Junho a palestra do Bulling teve como principais oradores Drª Susana Gomes e Cecília Teixeira, esta abordou de uma maneira geral o problema actual da nossa sociedade, deu ênfase ao ciberbulling muitas vezes desconhecido ou ignorado e que tem tomada proporções preocupantes e com graves consequências para as vítimas. Esta permitiu, também, sensibilizar os alunos para o modo correcto de agir quando vivenciamos ou presenciamos situações de bulling. Ao finalizar esta actividade as alunas responsáveis mostraram um vídeo que elaboraram sobre a temática que suscitou algumas questões debatidas posteriormente.

O público manifestou-se receptivo e satisfeito pelas informações e conselhos apresentados nestas palestras.