/
/
Palestra na EPATV: Cannabis “é maior ameaça aos jovens”

Palestra na EPATV: Cannabis “é maior ameaça aos jovens”

Mais que a Cocaína ou heroína, a Cannabis constitui hoje a maior preocupação devido à expansão do seu consumo entre os jovens — assegurou hoje, dia 8 de abril, Luís Coelho, no auditório da EPATV.
Este Psicólogo Clínico do Centro de Respostas Integradas (CRI) de Braga, do Instituto da Droga e da Toxicodependência, falava, durante uma palestra destinada aos alunos da EPATV, numa ação integrada no Programa de Ação para a sensibilização e intervenção nas Toxicodependências, no contexto da Formação profissional.

Luís Coelho alertou os jovens que “não há nenhuma droga mais grave que a outra” e “não nos transformam em absolutamente nada e têm efeitos muito negativos na nossa vida psicológica, sexual e neurológica”.

Surpreendentemente, ou talvez não, este técnico do CRI do IDT destacou que o consumo de Cannabis é o mais preocupante na vossa idade. Ninguém vai preso, mas se for apanhado a consumir vai para tratamento durante um ano, pelo menos”.

O consumo de cannabis é “cinco vezes pior que a nicotina” — assegurou Luís Coelho e, nos últimos anos, “o número de consultas de jovens com problemas de consumo de cannabis cresceu exponencialmente”.

Acresce que os “efeitos negativos são semelhantes aos das chamadas drogas pesadas (heroína e cocaína), em termos de cancro, pulmões e sistema imunitário”, sem esquecer a possibilidade de psicose para toda a vida.

Este programa insere-se na estratégia da União Europeia de luta contra a droga e outras dependências, como a do jogo que cresce de forma exponencial nos últimos anos.