/
/
Mostra de carros campeões mundiais de ralis

Mostra de carros campeões mundiais de ralis

AQUI HÁ CULTURA

A Escola Profissional Amar Terra Verde — EPATV — acolhe desde hoje, dia 3 de Maio, até ao fim do mês, uma exposição de miniaturas de cinquenta carros campeões mundiais de Ralis WRC, cedida pelo vimaranense João Bernardo Gomes Fernandes.

A inauguração da exposição — integrada no ciclo “Aqui há cultura” dinamizado pela EPATV e a Câmara Municipal de Vila Verde — contou com a presença do colecionista, do vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Lopes, do Diretor da Escola, João Luís Nogueira, do Professor  Arnaldo Sousa e Capela Miguel dinamizadores deste ciclo.

João Luís Nogueira agradeceu ao arquiteto João Berardo Fernandes a disponibilidade para colocar “à disposição dos alunos da EPATV e dos vilaverdenses um verdadeiro retrato da evolução da indústria e do desporto automóvel”.

João Bernardes possui uma coleção com mais de três mil automóveis, mas a paixão pelos WRC nasce nos tempos de criança, em Bucos, Cabeceiras de Basto, quando via passar os bólides do Rally de Portugal.

Manuel Lopes felicitou a EPATV por mais esta iniciativa que é “dinamizada pela EPATV e pelo Município e desejou que a mostra seja aproveitada por todos que aqui podem aprender muito sobre a evolução do automóvel numa disciplina desportiva muito exigente”.

João Bernardo Fernandes alertou os presentes sobre a importância desta exposição que “mostra a evolução da segurança dos automóveis que conduzidos: as inovações foram testadas nas estradas de terra e alcatrão ao longo de meio século, com benefícios para a segurança de todos nós”.

A exposição — “apenas com carros que foram campeões do mundo nestes últimos cinquenta anos, porque tenho miniaturas de carros mais fantásticos e potentes que nunca ganharam o Campeonato Mundial WRC, a disciplina mais exigente dos ralis” — está patente no auditório da EPATV até ao dia 29 de Maio.