/
/
Missão 1º Emprego: EPATV garante empregabilidade nos cursos profissionais

Missão 1º Emprego: EPATV garante empregabilidade nos cursos profissionais

Missão 1º Emprego: EPATV garante empregabilidade nos cursos profissionais

A EPATV tem procurado, com determinação, soluções que permitam, aos nossos alunos, desenvolver competências instrumentais e sócio emocionais relevantes para a empregabilidade, facilitadoras do processo de procura de emprego e de inserção no mercado de trabalho. Assim, pelo segundo ano consecutivo, tem vindo a promover a implementação do programa “STEP 1 – Agarra o teu futuro!”, no ano passado apenas com uma turma finalista e este ano letivo com todas as turmas finalistas. Dado o seu sucesso, que assenta nas metodologias não formais aplicadas, prevê-se que, no próximo ano, este programa seja alargado a todas as turmas da escola, incentivando a uma cultura empreendedora e que contrarie o estigma associado ao (des)emprego jovem. 

Para além disso, foi igualmente criado um gabinete de apoio à empregabilidade – o Observatório de Empregabilidade EPATV –  um projeto pioneiro no nosso país que visa apoiar alunos, ex-alunos e empresas, nas suas escolhas e criar uma ponte efetiva entre o “mundo” da educação e o “mundo” do trabalho.

O Observatório de Empregabilidade da EPATV monitoriza regularmente todos os ex-alunos que terminaram os cursos nos dois últimos anos, trabalhando em conjunto com os serviços públicos de emprego e com as empresas da região, disponibilizando orientação vocacional, apoio na elaboração de candidaturas e uma bolsa de emprego. Para além disto, o Observatório tem um papel de investigação e prospeção: a EPATV será precursora na concretização do estudo “O Ensino Profissional, a Formação em Contexto de Trabalho e a Empregabilidade”, um estudo realizado em parceria com a Rede Maior Empregabilidade, da qual a EPATV faz parte. 

Em consequência destes ajustamentos que a escola tem vindo a levar a cabo, é possível observar mudanças cabais na inserção socioprofissional dos alunos da escola: dos alunos que terminaram o seu percurso formativo ao nível do 12º ano no último ano letivo (2015/2016), cerca de 80% garantiu uma oferta de emprego ou prosseguiu estudos. Salientam-se as áreas relacionadas com Hotelaria e Restauração, Eletricidade e Energia e, ainda, os cursos relacionados com Construção e Reparação de Veículos a Motor e Metalurgia e Metalomecânica, cuja percentagem de alunos empregados ultrapassa os 90%.  A EPATV continuará a trabalhar para a qualidade da sua oferta formativa, garantindo sustentabilidade aos nossos alunos e prestando o apoio necessário às empresas que colaboram com a escola no desenvolvimento da formação em contexto de trabalho (estágios).