/
/
EPATV na linha da frente das energias

EPATV na linha da frente das energias

EPATV na linha da frente das energias

A EPATV investiu em atualizações quer de luminária, quer nas energias renováveis. Há oito anos atrás o edifício estava equipado com armaduras T8, balastros ferromagnéticos com arrancadores e alguns apliques ainda com lâmpadas incandescentes. Foi, então, decidido aderir a um projeto de poupança de energia que consistia em alterar todas estas luminárias para que o consumo reduzisse, trocando lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo e fluorescentes T8 por T5 com balastros eletrónicos, poupando-se na energia e na potência reativa.

Com o passar dos tempos, e porque a EPATV aposta na reutilização, ingressa-se num segundo projeto: tudo funciona a LEDs, no interior e exterior da EPATV – implicando uma forte redução da fatura elétrica.

Este material retirado da EPATV foi aplicado no Complexo Desportivo Lazer Vila Verde e nas Piscinas de Prado, provocando uma significante descida em termos de faturação.

Neste processo colaboraram alunos, docentes e membros do grupo Eco-Escolas, promovendo assim a reutilização de materiais e em simultâneo a eficiência energética.

Esta é uma das orientações da EPATV na formação de cidadãos com consciência sustentável.