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Exposição e conferência sobre a censura no estado novo com casa cheia na Biblioteca

Exposição e conferência sobre a censura no estado novo com casa cheia na Biblioteca

A Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela inaugurou, na passada na sexta-feira, a exposição “Livros proibidos no Estado Novo”, em colaboração com a Comissão de Homenagem aos Democratas de Braga, seguida da conferência “’Fora do mercado’: a censura ao livro e à leitura no Estado Novo”, proferida por Henrique Barreto Nunes. Estas duas iniciativas integram a agenda do “Aqui Há Cultura!”, parceria entre o Município de Vila Verde e a EPATV.

A exposição contempla uma coleção de dezenas de livros portugueses que foram proibidos de publicar pela censura do Estado Novo. Todos estes livros foram censurados por motivos políticos, ideológicos e ofensas às normas morais do tempo. Como gesto de profundo simbolismo, estes livros estão atrás de grades e só poderão ser abertos depois do 25 de Abril. O público pode aceder a um QR code em que poderá escutar as razões do inspetor para a proibição de cada livro.

A exposição antecedeu a conferência de Henrique Barreto Nunes, um dos mais conceituados bibliotecários do país, sobre a censura do regime salazarista. O bibliotecário, que já tem vários livros e prefácios publicados, fez uma análise pormenorizada sobre a implementação, funcionamento e evolução da censura em Portugal, desde a Constituição de 1933, que estabeleceu o Estado Novo, até ao 25 de Abril.

A censura, explica Henrique Barreto Nunes, surgiu em primeiro lugar como mecanismo de controlo do discurso político tutelado pelos militares, mas cedo tomou uma outra face caracterizada para proteger os interesses, a visão e os valores do Estado Novo e a partir daí passou para o controlo direto de António de Oliveira Salazar. Os seus critérios eram vagos, subjetivos a quem inspecionava a publicação e imprecisos. Os inspetores usavam critérios politico-ideológicos para a avaliar uma obra antes de ser publicada podendo ser proibida de publicar. Exerciam fortes pressões junto de livreiros, tipógrafos, publicadores e até bibliotecários.

Sublinhou que a repressão era exercida sobre a leitura de livros proibidos, quem os editava e publicava, mas sobretudo sobre os escritores cujas casas eram assaltadas, que eram presos/torturados e que caíam num silenciamento que incluía a proibição de mencionar o seu nome. Estas represálias tinham como consequência a instalação de um clima de medo entre os escritores, intelectuais e jornalistas que os fazia autocensurar. “Apesar de todas estas medidas, entre os escritores, intelectuais e jornalistas, entre os editores e livreiros, houve sempre quem tivesse a coragem de escrever e de lutar através da pena, da palavra e da edição”, concluiu.