/
/
Jornadas da Criatividade da EPATV: um desafio ao enriquecimento cultural e artístico

Jornadas da Criatividade da EPATV: um desafio ao enriquecimento cultural e artístico

A EPATV realizou, no dia 29 de abril, a sexta edição das Jornadas da Criatividade, um evento que juntou artistas de várias áreas para falar dos seus projetos e do que os inspirou, de modo a fomentar o enriquecimento cultural e artístico dos alunos. Este ano, as Jornadas contaram com a presença da cantora Ana Rita, do designer Pedro Rodrigues e do fotógrafo João Silva. Houve, ainda, espaço para workshops sobre crochet, por Luísa Fernandes, pintura em retrato, por Ângela Berlinde, e de “nail art”, por Matilde Martins.

A primeira intervenção coube a Ana Rita, cantora, compositora e antiga concorrente do “The Voice Portugal”, que começou por interpretar a solo a canção “Gravity” e incentivou os alunos a procurarem a criatividade que existe dentro de cada um e a nunca desistirem de realizar os seus sonhos.

Interveio, depois, o designer gráfico Pedro Rodrigues, atualmente a trabalhar para o Sporting Clube de Braga, falando dos seus projetos artísticos e do seu percurso profissional enquanto designer que começou com a criação de uma página de arte no Instagram, passando, depois, para o têxtil, imprimindo as suas pinturas em vestuário. “Eu não tenho uma marca de roupa, tenho uma marca artística”, realçou. O designer tem mais de 70 projetos enquanto freelancer e já representou o país em concursos internacionais de design, tendo vencido o Red Bull Doodle Art no ano passado.

O fotojornalista João Silva deu a conhecer o seu projeto “Do teu ombro vejo o mundo”, do qual é coautor com Aliu Baio, vencedor do prémio Novos Talentos FNAC 2022, e “Gameness”, projeto de fotografia sobre desporto canino e cães perigosos publicado no prestigiado jornal Washington Post. Comum aos dois projetos é a procura de comunicar um lado mais íntimo e pessoal dos retratados, desmistificando preconceitos. Para além do trabalho de freelancer, João Silva faz parte da equipa de comunicação do Sporting Clube de Braga, acompanhando os jogos e treinos de equipa, fotografou o Nos Alive e, desenvolve, com invisuais um projeto de grande alcance cívico. Desafiou os alunos a terem “cultura visual”, aspeto que considera fulcral para estimular a criatividade.

No final das palestras foram entregues às instituições vencedoras:
1º Classificado: Rancho Típico e Infantil de Vila Verde;
2º Classificado: Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde;
3º Classificado: Associação dos Pais e Amigos da escola de Soutelo;
Prémio Público: Cursos de Animador Sociocultural e Design Gráfico
os prémios da XVI edição do Pintar a Páscoa, iniciativa conjunta da EPATV e do Município de Vila Verde.

A manhã terminaria com uma sessão de perguntas e respostas com os convidados, em que se abordaram temas como a inteligência artificial, a relação entre inspiração e trabalho e as estratégias a adotar face a um bloqueio criativo.

Da parte de tarde decorreram, com elevada participação, workshops sobre técnicas de crochet, pintura em retrato e “nail art”.