/
/
Jorge Raiado traz flor de sal Salmarim à EPATV

Jorge Raiado traz flor de sal Salmarim à EPATV

Jorge Raiado traz flor de sal Salmarim à EPATV

No passado dia 10 de fevereiro, Jorge Raiado foi convidado pela EPATV, juntamente com o Chef Renato Cunha, do Restaurante Ferrugem e também docente desta instituição, a falar aos alunos da área de Restauração sobre a peculiaridade da flor de sal.

A flor de sal distingue-se por serem tenros cristais que se desfazem entre os dedos. Esta forma-se sob a ação conjunta da água, sol e vento durante o verão, mantendo assim todos os minerais oferecidos pelo Atlântico.

A Salmarim é colhida artesanalmente nas salinas da Reserva Natural do Sopal de Castro Marim. Esta ganha um toque ainda mais português quando se encontra embalada num saleiro de cortiça, totalmente artesanal, que permite conservar a flor de sal, sem que esta ganhe humidade ao longo do tempo.

A flor de sal de Jorge Raiado, se assim se pode chamar, apresenta-se sobre 5 variedades: Flor de Sal Natural; Aromática (salsa e orégão); Mediterrânica (azeitona e chili); Pimentão (alho, pimentão e louro); e Limão (alcaparra e limão).

Os alunos mostraram-se bastante entusiasmados e participativos com o dueto de conhecimentos entre a produção da flor de sal de Jorge Raiado e a aplicação desta na cozinha do Chef Renato Cunha.

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208