/
/
ISAVE e EPATV assinam acordos com Casa da Cerca

ISAVE e EPATV assinam acordos com Casa da Cerca

ISAVE e EPATV assinam acordos com Casa da Cerca

ISAVE e EPATV assinam acordos com Casa da Cerca

O presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca manifestou ontem o desejo de ter um Pólo do Instituto Superior de Saúde (ISAVE) naquele concelho, de forma a enriquecer os recursos humanos e a prestação de cuidados às populações idosas.

Augusto Marinho falava, durante a sessão de assinatura de protocolos, a importância das futuras relações de cooperação entre a Residência Sénior Casa da Cerca (Lar de idosos e Unidade de Cuidados Continuados) e a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) e o ISAVE, no dia 28 de janeiro. O autarca respondia às inquietações manifestadas por João Luís Nogueira, presidente do Grupo Amar Terra Verde (ISAVE e EPATV) sobre o futuro da qualificação de recursos humanos numa sessão em que participou, o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ponte da Barca, Rui Gomes; a presidente do ISAVE, Mafalda Duarte, a Coordenadora do Qualifica da EPATV, Rosa Vieira, colaboradores da Casa da Cerca e outras personalidades do concelho.

O Diretor clínico da Casa da Cerca, Mário Viana, manifestou grande satisfação pela assinatura destes acordos de cooperação que se traduzem na possibilidade de certificação de competências dos seus colaboradores, na receção de alunos do ISAVE como estagiários e na porta aberta à investigação científica na área da Gerontologia.

Desta forma, garantiu Mário Viana, “a Casa da Cerca persegue a qualidade e excelência no serviço aos seus utentes (34 em Residência e 18 em Unidade de Cuidados Continuados de longa duração), aliado às condições dignas à qualificação dos que aqui prestam serviço aos utentes”.

Mafalda Duarte, presidente do ISAVE, deu a conhecer os cursos – licenciaturas e Cursos Técnico Superiores Profissionais (CTeSP’s) – que podem enriquecer a Casa da Cerca nesta permuta que beneficia o ISAVE e os seus estudantes que aí poderão realizar estágios e investigação, através do Centro de Interdisciplinar de Ciências da Saúde (CICS). O protocolo entre essa instituição e o ISAVE, contribuiu para a “formação de qualidade no domínio da saúde, através do estreitar de laços entre as duas entidades, nomeadamente no que diz respeito, à troca de experiências, ações de formação e capacitação, bem como na possibilidade de realização de estágios”.

O Centro Qualifica da Escola Profissional Terra Verde, permitirá à Casa da Cerca usufruir de um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais e/ ou de certificação escolar (9.º e 12.ºano de escolaridade) entre outras ações de formação junto dos seus funcionários.

Desta forma, estas duas instituições de referência nas respetivas áreas de atuação unem os seus esforços em torno de um objetivo comum, num processo que o Grupo Amar Terra Verde pretende brevemente alargar a outras entidades e domínios no município de Ponte da Barca como referiu João Luís Nogueira. O Presidente do Grupo Amar Terra Verde, destacou o trabalho do Centro Qualifica, ao longo de dez anos, para elevar a qualificação dos trabalhadores em processo de reconhecimento e certificação de competências, quer escolares, quer profissionais.

João Luís Nogueira mostrou-se determinado a “combater o insucesso com todos os meios e forças neste trabalho em rede com Municípios e IPSS’s, até porque nós somos do tamanho dos nossos parceiros. É um desafio, honra e grande orgulho para o ISAVE e EPATV colaborar com a Casa da Cerca…” porque “…é nestas parcerias que saímos todos mais ricos.”