/
/
IPCA desafia EPATV em Concurso Gastronómico

IPCA desafia EPATV em Concurso Gastronómico

Implementar mais leguminosas nos pratos da restauração portuguesa é a ideia do Professor Filipe Pereira, do IPCA (Instituto Politécnico do Alto Ave) que lançou, no dia 3 de março, o Concurso “Leguminosas no Prato” aos alunos de 3º ano do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria.

Esta iniciativa, que se estende também às escolas Profissional de Esposende e Profissional Infante D. Henrique, convida os alunos a criarem pratos onde as leguminosas têm o papel principal.

Na EPATV, a mesa de júri contemplava Filipe Pereira, docente do IPCA, Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica da EPATV, e Paula Costa, docente da EPATV.

Filipe Pereira revelou que «não contava com estas ideias tão surpreendentes, esperava algo mais concetual e tradicional. Estas receitas serão depois reproduzidas num gabinete especializado e sensorial, para colocar ao dispor de consumidores reais.» O objetivo é aplicar esta dinâmica – utilização e avaliação nutritiva e financeira do uso das leguminosas – em restaurantes buffet/self service.

Os pratos, servidos pelo 3º ano do Curso Técnico de Restaurante/Bar, foram admiravelmente variados e bem sucedidos: Cogumelo portobello recheado de leguminosas, com lágrima de feijão (Daniela Fernandes); Raviolis com recheio de 3 tipos de lentilhas, requeijão e mascarpone e pesto de ervilhas e amêndoas (Tiago Carvalho); Croquetes de lentilhas, mozarela e maionese de azeitona (Ana Fernandes); Feijoada de vários feijões, com soja, legumes e tofu fumado (Hugo Silva); Creme de abóbora com favas e tremoços (Juliana Correia); Hambúrguer de leguminosas em pão de farinha e água de ervilhas, com chips de batata doce (Pedro Mendes); Donuts com húmus (Rafaela Rodrigues); e Bulgur de leguminosas (Andreia Silva).

A avaliação, ao aspeto e ao sabor, deu a vitória aos Raviolis e ao Creme de abóbora, levando estes alunos à final, que acontece no pólo de Esposende do IPCA, em abril.