/
/
EPATV participa no desafio Eco-Ementas da ABAE

EPATV participa no desafio Eco-Ementas da ABAE

O objetivo desta atividade é conhecer a composição de uma refeição equilibrada, saudável, sustentável e saborosa, tendo como base a Dieta Mediterrânica – Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Os jovens tiveram de pesquisar e pensar em receitas que cumprissem os princípios da Dieta Mediterrânica e que, fossem exequíveis de confecionar em cantina escolares.

Este ano, pela primeira vez, foi solicitado que o prato principal da ementa tivesse o peixe como proteína principal.

A Escola Profissional Amar Terra Verde trabalha com os seus alunos do curso Técnico de Cozinha /Pastelaria a sustentabilidade das suas ementas, quer a nível nutricional como a nível de sustentabilidade ambiental e económica.

A participação no desafio Eco-Ementas, promovido pela ABAE, é uma forma de motivar os alunos e desenvolver competências de proteção ambiental e de sustentabilidade económica. O desafio de criar uma ementa saborosa, equilibrada nutricionalmente, economicamente sustentável e que agrade ao adolescente, não é tarefa fácil.

A escolha dos produtos locais demonstra um elevado nível de responsabilidade pela região, pelos produtores locais e pela promoção da sustentabilidade.

O projeto pode ser consultado AQUI.