/
/
EU: Pacto Ecológico “possível se cada um de nós colaborar”

EU: Pacto Ecológico “possível se cada um de nós colaborar”

EPATV - Escola Profissional Amar Terra Verde

O Pacto ecológico Europeu – neutralização climática em 2050 – é ambicioso mas só pode ser concretizado se “cada um de nós colaborar” com novos comportamentos – esta foi a conclusão da Sessão World Café realizada hoje, dia 21 de Fevereiro, na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).

Esta jornada incluiu a realização de um “peddypaper” pelas ruas de Vila Verde em que participaram 40 alunos da EPATV.

Alunos dos cursos de Eletrotecnia, Eletrónica Automação e Computadores, Design Gráfico, Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar, Geriatria e Esteticista, enquadrados pelos professores Palmira Moreira, Sónia Vilas Boas e Lúcia Lopes participaram ativa e entusiasticamente nesta sessão realizada na EPATV (Antena de Informação Europeia) e dinamizada pelo Centro de Informação Europe Direct do Minho – CIED Minho, sedeado no IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e Ave).

José Ricardo Sousa, do CIED Minho, convidou os 60 alunos a interagir, através de um inquérito, que colocou o ambiente no topo das suas preocupações, sabendo que Portugal será “muito afetado pela seca e pela erosão costeira, através de estações de Verão mais longas e de Invernos menores”.

“Portugal tem muito a fazer na eficiência energética” bem como na mobilidade com transportes públicos menos poluentes” – acrescentou este responsável do CIED.

As consequências das alterações climáticas já se fazem sentir na biodiversidade (menor número de pássaros) e a Europa estabeleceu metas no seu Pacto que inclui a redução de 40% nos gases de estufa, de 32% de reforço de energias renováveis e igual percentagem quanto à eficiência energética para o ano 2030.