/
/
EPATV planta castanheiro e celebra importância da água

EPATV planta castanheiro e celebra importância da água

EPATV planta castanheiro e celebra importância da água

EPATV planta castanheiro e celebra importância da água

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) celebrou hoje, dia 20 de março, os Dias Mundiais da Água e da Árvore, por antecipação, através da plantação de um castanheiro e de uma palestra sobre essa substância “incrível” que é a água.

Foi mais uma iniciativa do Grupo Eco-Escolas dirigida aos alunos desta escola, aberta pela Diretora Pedagógica, Sandra Monteiro, que apresentou o palestrante, Eng. Adelino Silva, Técnico superior da Câmara Municipal de Vila Verde e participante ativo em várias atividades ambientais da EPATV.

O orador começou por sublinhar que “o nosso estilo de vida exige muito do planeta Terra, a nossa Casa, em matérias primas que consumimos e são finitas, como o petróleo, o gás e a água”. Por isso, “o Planeta não chega para todos nós, tendo em conta os nossos estilos de vida” especialmente a água.

Em seguida, este técnico da autarquia vilaverdense destacou algumas características da água, como os estados (gasoso, líquido e sólido), a coesão das moléculas (Oxigénio e hidrogénio), a aderência a outros materiais, a tensão superficial, a capilaridade (que a faz subir pelas plantas acima porque não são as plantas que a sugam) e a boa capacidade térmica. Estas qualidades fazem da água “uma substância incrível” – concluiu.

Sobre a água que os vilaverdenses consomem, Adelino Silva garantiu que é de “boa qualidade” na sua cobertura de quase cem por cento, e é na sua maioria colhida no rio Homem, justificando assim a importância de cuidar e proteger a bacia deste rio. Adverte também para a importância do consumo de água da rede municipal, evitando desta forma o consumo de água engarrafada.

Após a palestra, os alunos foram convidados a participar na plantação de um castanheiro, uma árvore autóctone, na zona verde que rodeia a EPATV, sinalizando a relevância do Dia da Árvore.

O Grupo Eco-Escolas, conforme revelou a prof. Paula Costa, tem estado empenhado na requalificação do Jardim de ervas aromáticas da EPATV.

Fotos