/
/
EPATV saúda Primavera a plantar dezenas de árvores

EPATV saúda Primavera a plantar dezenas de árvores

EPATV saúda Primavera a plantar dezenas de árvores

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) assinalou hoje a chegada da Primavera e celebrou o Dia da Árvore e das Florestas com a plantação de mais de meia centena de árvores no Monte da Santa, em Geme, Vila Verde.

Além de vários professores, participaram nesta iniciativa 66 alunos que começaram a manhã a ver um documentário sobre a biodiversidade do concelho de Vila Verde e prosseguiu com uma sementeira de bolotas.

Na presença da vereadora da Educação, Ação Social e Cultura, Júlia Fernandes, e do vereador do Ambiente, Patrício Araújo, o auditório da escola encheu para ver o documentário e verificar como se semeiam bolotas.

Paula Costa, professora e coordenadora do projeto Brigadas Verdes, no âmbito do Eco-Escolas, galardão que a EPATV ostenta há mais de uma década, explicou que participaram na plantação de carvalhos o delegado e sub-delegado de cada uma das 33 turmas da Escola. Assim, todos os cursos e turmas estiveram envolvidos nesta ação.

Recorde-se que a EPATV, deu maior relevo a esta atividade devido aos incêndios do ano passado, dado que já em Novembro plantou dezenas de árvores autóctones.

Estas iniciativas visam “tirar os alunos das salas de aula ou da escola, onde já tratam de plantas aromáticas e floreiras, para trabalhar em prol da comunidade”.

A jornada prosseguiu de tarde e permitiu plantar duas centenas de árvores no mesmo monte.

UM PROJETO DIVERSIFICADO

O projeto Brigadas Verdes, no qual se inseriu a plantação de carvalhos, tem um conjunto de atividades diversificado, explicou a professora Paula Costa.

Além da floresta, os alunos são envolvidos em ações tendentes à educação alimentar saudável, bem como a hábitos de reciclagem e utilização de resíduos.

A água é outro capítulo importante da atividade, ainda para mais numa Eco-escola, assumindo a responsabilidade pela limpeza e revitalização de 500 metros lineares na ribeira de Pedome, que desagua no rio Homem.