/
/
EPATV reúne com Heinz Fischer, 11º Presidente da República da Áustria

EPATV reúne com Heinz Fischer, 11º Presidente da República da Áustria

EPATV reúne com Heinz Fischer, 11º Presidente da República da Áustria

Foi em Viena que, na passada sexta-feira, a EPATV teve a oportunidade de reunir com o ex-Presidente da República austríaca, no âmbito da reunião da direção da Associação Europeia para a Educação de Adultos (EAEA), da qual a EPATV faz parte.

Nesta reunião, Heinz Fischer, que foi Presidente da República entre 2004 e 2016, e que agora preside a Associação austríaca para a Educação de Adultos, apresentou aos presentes os principais desafios para a promoção e defesa da democracia no seu país e na Europa, em geral. Para Heinz Fischer, é crucial a aposta na Educação em geral, e na Educação de Adultos em particular, sendo esta uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade assente em valores morais, humanos e cívicos sólidos que sejam coerentes com reptos que lhe são lançados, das mais diversas formas.

A EPATV teve a oportunidade de manifestar algumas das preocupações com a atual conjetura política mundial, apelando a que as boas práticas, como é o caso da Educação para a cidadania na Áustria, possam ser replicadas em Portugal. Foi possível, ainda, refletir brevemente sobre o recentemente lançado pelo governo português “Perfil de Competências dos alunos no final da escolaridade obrigatória”, documento que norteará mudanças estruturais no sistema educativo português nos próximos anos, indo ao encontro desta perspetiva de educação integral e de base humanista.