/
/
EPATV recebe diplomas e distintivo enquanto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu

EPATV recebe diplomas e distintivo enquanto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu

EPATV recebe diplomas e distintivo enquanto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu

Para que serve o Parlamento Europeu? Qual a importância do voto para as eleições europeias de 2019? Porque é que a participação e o envolvimento dos cidadãos são cada vez mais importantes para o sucesso da União Europeia?

Estas e outras questões nortearam as atividades dos alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde que ao longo deste ano letivo, procurando sensibilizar toda a comunidade educativa para o projeto comum que é a União Europeia, organizaram diversos momentos de partilha e reflexão sobre estes temas, envolvendo professores, alunos e a comunidade vilaverdense numa discussão em torno da educação, economia, igualdade de género, migração, multiculturalidade e cidadania em espaço europeu. Os embaixadores juniores, nomeadamente, as turmas de Técnico de Esteticista Cosmetologista e Técnico de Audiovisuais foram as grandes responsáveis por esta iniciativa, coordenados pelas professoras Lúcia Lopes e Palmira Moreira, preparando estratégias de disseminação da informação sobre a EU que pudessem, de uma forma mais ou menos informal, alcançar colegas de outras turmas e até de outras escolas.

O ponto alto das iniciativas desenvolvidas aconteceu no dia da Europa, dia 9 de maio, com a participação no hastear da bandeira da EU nos Paços do Concelho de Vila Verde, numa iniciativa conjunta com o Município de Vila Verde e a Escola Secundária de Vila Verde. Os embaixadores inauguraram ainda a exposição sobre o património cultural europeu, patente na biblioteca municipal, exposição que contou com a explicação interativa sobre monumentos de toda a EU, mas também sobre o Parlamento Europeu e os eurodeputados de cada país. Foram várias as ocasiões em que elementos das turmas embaixadoras fizeram sessões de informação e sensibilização a colegas, aproveitando outras iniciativas escolares. 

Em resultado da dinâmica alcançada, a EPATV viu reconhecido o seu esforço coletivo, com a atribuição do distintivo de Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, renovado agora por mais um ano letivo. 

A cerimónia nacional de atribuição dos distintivos e certificados aos embaixadores seniores e juniores, aconteceu na passada sexta-feira em Aveiro e contou com a presença dos senhores eurodeputados António Marinho e Pinto e João Pimenta Lopes que, inspirados pela diversidade das atividades apresentadas, destacaram o “humanismo, cidadania e solidariedade” dos projetos das escolas agraciadas, “características essenciais para uma sociedade coesa, para uma escola verdadeiramente impactante na vida dos alunos e para a Europa que queremos construir”. 

Assim, a EPATV congratula-se com o mérito alcançado e, pela relevância do tema para a formação dos nossos alunos, professores e restante comunidade educativa, continuará a acarinhar este projeto na escola no próximo ano letivo.