/
/
EPATV: pedalada ecológica animou sete centros escolares

EPATV: pedalada ecológica animou sete centros escolares

EPATV: pedalada ecológica animou sete centros escolares

EPATV: pedalada ecológica animou sete centros escolares

Meia centena de alunos, seis professores da EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde), e um pássaro, pedalaram, nos dias 15 e 18 de novembro, visitando sete Centros Escolares do concelho de Vila Verde numa entusiástica e animada jornada em defesa do ambiente e das alterações climáticas que mereceu os maiores elogios dos diretores das escolas contempladas com uma peça de teatro e uma dança.

Esta atividade está inserida nas comemorações do dia internacional das Eco-Escolas, que terminará na quarta-feira com o hastear da Bandeira Verde das Eco-Escola, atribuída pelo 12.º ano

consecutivo.

No primeiro dia, manhã cedo, 40 estudantes da EPATV iniciaram a pedalada que teve a primeira etapa no Centro Escolar de Turiz, tendo como lema “Pedalar por uma causa/Alterações Climáticas” com o objetivo de “sensibilizar os mais pequeninos sobre as alterações climáticas”. Nos dois dias, foram alcançadas com esta mensagem mais de 500 crianças do primeiro ciclo.

A pedalada só teve descanso na EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde) em que esteve o vereador do ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde, Patrício Araújo e a Diretora Pedagógica da escola, Sandra Monteiro. O vereador elogiou a postura gratificante e ambientalista da EPATV bem como a sua “disponibilidade para sair para fora dos seus muros para divulgar estes temas essenciais para o futuro do planeta”.

Em cada Escola, um grupo de alunos representou uma peça de teatro que abordava o aquecimento do planeta, os efeitos devastadores do consumo de combustíveis fosseis e alertava os mais pequenos para “não ficar de braços cruzados e começar a fazer alguma coisa”.

Entre os conselhos dados, estavam o “uso das energias renováveis, o uso de bicicleta e transportes públicos, a toma de duches mais rápidos, usar escadas e menos elevadores e desligar as luzes dos eletrodomésticos, sem esquecer a reciclagem e reutilização e o respeito pelo planeta, pelos animais, florestas e rios”.

“Foi extremamente positivo quer pelo envolvimento dos alunos da EPATV quer pela recetividade das muitas centenas de crianças que ouviram a nossa mensagem. Todos sabemos como eles vão interpelar os pais e familiares para novos comportamentos” — disse a prof. Paula Costa, após a dupla Jornada que terminou no dia 18, no Centro Escolar de Ribeira de Neiva. “Tivemos de limitar o número de alunos inscritos para fazer o percurso em bicicleta, por razões de segurança e logística” — destacou esta docente.

Este grupo de alunos e o Conselho Eco-Escolas continuaram a jornada no Centro Escolar de Prado num percurso de 40 Km, promovendo a mobilidade sustentável utilizando um transporte amigo do ambiente e que passou depois pelos Centros Escolares da Lage, Moure, Mons. Elísio Araújo, Vila Verde e encerrou na EPATV.

A equipa de alunos e professores (que incluía José Dantas e Clara Sousa teve como reforços os prof. José Carlos Dias e Pedro Arantes que pedalaram todo o percurso) receberam os parabéns das escolas visitadas por todas estas atividades solidárias, ambientais e culturais, sempre na linha da frente.

No termo da peça de teatro e dança, todos os diretores escolares assinaram um Pergaminho que evoca o compromisso de todos para que pequenos gestos possam fazer grandes mudanças, e será afixado na Biblioteca Municipal. Numa animada jornada do Clube Eco-Escolas da EPATV, promove o exercício físico e sensibiliza para a mobilidade sustentável e para uma causa que é uma emergência mundial, o aquecimento global.

Este programa culmina na próxima quarta-feira, dia 20, com uma dupla palestra às 11 horas sobre fotografia de natureza, com Carlos Rio e António Cunha, intercalada com uma intervenção do eng. Adelino Silva, sobre as alterações climáticas. A seguir é hasteada a Bandeira da Eco-Escola na EPATV, galardão atribuído pelo décimo segundo ano consecutivo.

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

Fotos