/
/
EPATV participa no Seminário Eco-Escolas em Lisboa

EPATV participa no Seminário Eco-Escolas em Lisboa

EPATV participa no Seminário Eco-Escolas em Lisboa

EPATV participa no Seminário Eco-Escolas em Lisboa

Uma delegação da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), constituída por quatro professores, participou no Seminário Eco-Escolas que decorreu nos dias 17 a 19 de janeiro, em Lisboa, “Capital verde europeia 2020”.

Durante três dias foram debatidas “diferentes formas de ajudar a combater as alterações climáticas bem como estratégias para uma cidadania sustentável” — revelou a prof. Paula Costa, coordenadora do projeto Eco-Escolas da EPATV que incluía os professores José Dantas, Clara Sousa e José Carlos Dias.

A secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, classificou o Projeto Eco-Escolas como uma “onda nacional de sucesso, fruto de um trabalho conjunto que, há mais de 20 anos, transmite aos mais jovens a importância da biosfera”.

A EPATV inscreveu-se pela primeira vez no programa Eco-Escolas no ano letivo 2007/2008 e desde esse ano letivo foi sempre galardoada com a Bandeira Verde, reconhecendo as boas práticas ambientais que tem adotado com toda a comunidade escolar — recordou a Prof. Paula Costa.

Foram apresentadas perspetivas por parte das Autarquias, do Governo, da UNESCO e propostas de ação diferenciadas, de várias empresas e entidades, uma vez que é urgente “agir na nossa escola, nas nossas casas, na nossa freguesia, na nossa cidade, no nosso concelho, no nosso País, para conseguirmos ajudar o Planeta”.

Após dois dias de debates na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, o dia 19 foi preenchido com diversas visitas a seis locais de Lisboa, todas elas com enfoque na sustentabilidade, como o Jardim Zoológico, a Estufa Fria, Encosta de Campolide, Fábrica de Água de Alcântara, Parque de Monsanto e Museus de Lisboa.

A sessão de abertura foi presidida pela Secretária e Estado do Ambiente – Inês dos Santos Costa – e pelo Vereador Sá Fernandes da Câmara Municipal de Lisboa. O programa do Seminário Nacional Eco-Escolas 2020 incluiu diversos painéis, com destaque para os temas Comunidades Sustentáveis, Alterações Climáticas e Espaços Exteriores. O sábado de manhã foi enriquecida com a presença de Charles Hopkins, em representação da UNESCO.

Para finalizar, os docentes tiveram oportunidade de conhecer o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, assim como o Museu Rafael Bordalo Pinheiro, ambos localizados no Campo Grande.