/
/
EPATV no evento Euroscola online

EPATV no evento Euroscola online

A Escola Profissional Amar Terra Verde participou, no dia 20 de maio, na sessão “Euroscola Online”, promovida pelo Parlamento Europeu, cujo tema este ano foi Oportunidades e Riscos da Era Digital, Redes Sociais, Cyberbullying e Fake News.

A EPATV foi uma das cinco escolas portuguesas participantes nesta sessão com 2940 alunos de 98 escolas oriundas de 24 países da União Europeia. O evento iniciou com uma mensagem de boas-vindas pela presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola. De seguida, os alunos tiveram oportunidade de ouvir e interrogar o astronauta da Agência Espacial Europeia, Luca Parmitano, a professora doutora de psicologia social da Universidade de Londres, Sonia Livingstone, o Diretor Geral de Políticas Externas do Parlamento Europeu, Markus Warasin e a Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Heidi Hautala.

Sandra Costa, aluna do curso de Multimédia, 3º ano, interpelou Sonia Livingstone questionando-a se a cibersegurança será uma questão de segurança nacional. Sonia respondeu afirmativamente, dizendo que se trata de uma questão de segurança nacional em muitas maneiras. Afirmou que se lembrava dos dias em que a cibersegurança  parecia ser trivial, apenas virtual e online por isso não contava realmente porque não era físico e pessoalmente, mas entende que percorremos um longo caminho nos últimos anos e que todos os países compreendem que se acontece online é tão problemático, tão doloroso, tão sério como se acontecesse offline e por isso, precisamos das mesmas medidas, da mesma atenção – ou mesmo redobrada – em relação aos problemas online, porque essas mensagens podem tornar-se virais e as imagens podem espalhar-se e permanecer online. Assim sendo, precisamos de medidas adicionais para garantir que as plataformas desempenham o seu papel na abordagem da cibersegurança e na segurança dos jovens.