/
/
EPATV no Concurso Eco-código

EPATV no Concurso Eco-código

O Eco-Código, que corresponde a um dos elementos do programa Eco-Escolas, deve expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade devem seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola.

No início do ano letivo, discutiu-se a realização do Eco-Código. Queríamos ser diferentes e sobretudo chegar a toda a comunidade. Pareceu arriscado, mas a ideia foi propor ações que após divulgadas pudessem ser inspiradoras e reproduzidas por outros. O objetivo do nosso eco-código é ser exemplo e código de conduta para toda a comunidade.

No Eco-Código estão representadas as cores amarela (representa o sol), castanho (representa a terra) e azul (representa a água).

Temos ainda um código QR ao qual está associado, uma página web, com um conjunto ações realizadas pela Escola no âmbito da proteção do ambiente.

As cores escolhidas:
•amarelo representa o sol, simboliza a energia que todos necessitamos para viver e …para agir;
•castanho representa a terra, simboliza a riqueza da biodiversidade da fauna e flora que todos devemos defender e… proteger;
•azul representa a água, simboliza a fonte da vida, essencial para a existência das diferentes formas de vida, urgente preservar.

Ao longo do ano a página web foi sendo atualizada com as várias ações realizadas, servindo também como painel digital das atividades desenvolvidas no âmbito da proteção e sustentabilidade do ambiente.
Os temas abordados no nosso Eco-Código são os temas-base e do ano, pois durante o ano letivo todos esses temas foram abordados em diversas atividades.

Trata-se de um Eco-Código “dinâmico”, basta ter acesso à leitura do código QR.