Yıl Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi foi a Escola Profissional turca que acolheu a terceira reunião do projeto ERASMUS + EROVET – European Research Group on VET/ Grupo Europeu de Investigação em Ensino Profissional. A reunião em causa, composta por um período de reflexão em torno do trabalho já alcançado e outro período de formação para docentes, teve como principais objetivos desenvolver os princípios para a criação duma plataforma digital para a mobilidade de estudantes e docentes, assente em critérios de qualidade que foram definidos pelos próprios docentes presentes na reunião, que decorreu em Ancara, na passada semana. Ao criar uma rede estreita de mobilidade entre os parceiros, aumentam-se os níveis de confiança dos encarregados de educação, dos estudantes e de toda a comunidade escolar que vê, assim, reunidas um conjunto de escolas que possibilitam estágios em empresas, devidamente acompanhados por tutores experientes e com a certificação garantida após o período de mobilidade, algo que a EPATV já se orgulha de realizar há largos anos, sendo inclusivamente detentora do ERASMUS VET CHARTER, um selo de qualidade atribuído pela Agência Nacional ERASMUS + Educação e Formação, às organizações que respeitam os critérios de garantia da qualidade antes, durante e após o período de mobilidade.
Por outro lado, a reunião permitiu pensar também as bases para uma plataforma de emprego a nível europeu, entre a rede de parceiros do projeto. Numa lógica de partilha de recursos e aumento dos níveis de empregabilidade dos estudantes, pretende-se que empresas parceiras de cada uma das escolas participantes neste projeto possa alargar as suas ofertas de emprego a candidatos estrangeiros e vice-versa. A monitorização das ofertas e dos candidatos será realizada pelos responsáveis dos Gabinetes de Empregabilidade em cada um dos estabelecimentos de ensino ou, quando não existente, pelos responsáveis pela orientação profissional em cada uma das escolas. Recorde-se que a EPATV tem já a funcionar um Observatório de Empregabilidade há largos anos, que estabelece a ponte entre as empresas e os estudantes à procura do primeiro emprego, monitorizando a sua situação durante os dois anos posteriores à conclusão do curso profissional.
Para além destas ferramentas, na reunião anterior, em Portugal, tinham já sido delineadas as principais referências para uma orientação vocacional e profissional mais uniformizada entre os parceiros, oriundos de Espanha, Alemanha, Itália, Grécia, Turquia e, por Portugal, a Escola Profissional Amar Terra Verde. A próxima reunião decorrerá na Alemanha, em outubro, onde os parceiros terão oportunidade de visitar algumas empresas que implementam o denominado sistema de formação DUAL/ Aprendizagem em contexto de trabalho, considerado um dos sistemas pioneiros de maior sucesso a este nível.
Os primeiros resultados e uma explicação mais pormenorizada do projeto ERASMUS + encontram-se disponíveis em: www.erovet.eu.