/
/
EPATV lidera discussão sobre validação de competências em conferência internacional

EPATV lidera discussão sobre validação de competências em conferência internacional

Novo Ano, Novo Futuro na EPATV

Foi na passada semana, em Lisboa, que a Comissão Europeia organizou uma conferência internacional que reuniu cerca de 90 peritos oriundos de todos os países da Europa, com o intuito de discutir matérias relacionadas com a Educação de jovens e adultos, nomeadamente, no que respeita à implementação de sistemas de reconhecimento e validação de competências, que permitam a qualquer cidadão jovem ou adulto a obtenção de um certificado com base nas experiências adquiridas em diferentes contextos, como é o caso do voluntariado ou do associativismo.

O papel dos agentes não governamentais na implementação destes dispositivos foi o tema central em discussão ao longo de dois dias (21 e 22 de setembro), sendo a reflexão marcada pela abertura e intervenção dos Secretários de Estado da Educação, Dr. João Costa e da Juventude e Desporto, Dr. João Paulo Rebelo que salientaram a flexibilidade e diversidade de atores que desenvolvem a sua intervenção educativa e que garantem a proximidade ao público –alvo, essencial para um sistema educativo justo e coeso. Neste evento, Portugal esteve representado pela EPATV – Escola Profissional Amar Terra Verde, a ANESPO (Associação Nacional de Escolas Profissionais) e o CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica).

A EPATV marcou presença e foi ainda convidada a dinamizar um workshop relatando a sua experiência no que respeita à dinamização de um centro que promove a validação de competências e a orientação profissional – Centro Qualifica, assim como a sua intervenção no panorama da promoção da empregabilidade jovem e a valorização das competências transversais no mercado de trabalho. Segue-se a elaboração de um relatório com as principais conclusões deste evento que será, no final do ano, apresentado em Bruxelas, à Direção Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão da Comissão Europeia e em cada um dos Estados – Membros.