/
/
EPATV joga em casa e consegue o 2º lugar na Final dos XX Jogos de Matemática

EPATV joga em casa e consegue o 2º lugar na Final dos XX Jogos de Matemática

EPATV joga em casa e consegue o 2º lugar na Final dos XX Jogos de Matemática

A EPATV acolheu hoje, 16 de maio, a final dos XX Jogos da Matemática e conseguiu o 2º lugar a nível nacional. Os grandes vencedores foram os alunos da Escola Profissional de Aveiro e, em 3º lugar, a Escola Profissional Mariana Seixas.

Entre 15 escolas de ensino profissional, os cerca de 115 alunos participantes, foram recebidos por volta das 10h30 para resolverem a prova de desafios matemáticos, que exigiu elevada concentração e alto sentido de raciocínio e lógica.

Da parte da tarde, decorreu a palestra “O cachimbo que não era um cachimbo e outras histórias”, pela Professora Cláudia Araújo, do Departamento da Matemática e Aplicações da Universidade do Minho, que prometeu passar a própria cabeça por dentro de um cartão de visita. Eis que cumpriu esta promessa, mostrando que a imaginação, lógica e engenho são os princípios básicos para resolução de desafios. Entre puzzles, paradoxos, falácias, contradições, arte e histórias, a Professora demonstrou que «devemos sempre desenvolver um olhar crítico sobre todas as coisas».

Na entrega dos prémios – pequenos troféus produzidos em impressão 3D na EPATV – esteve presente o Diretor Geral da EPATV, João Luís Nogueira e a Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Júlia Fernandes. «As capacidades humanas desenvolvem-se no convívio e nos desafios» enalteceu o Diretor Geral.

Os Jogos, organizados este ano pela EPATV, estão já agendados para Gouveia, em 2019.

IMG_6208

IMG_6208

Fotos