/
/
EPATV: escola inclusiva desperta atenção da TVI

EPATV: escola inclusiva desperta atenção da TVI

EPATV: escola inclusiva desperta atenção da TVI

EPATV: escola inclusiva desperta atenção da TVI

A faceta inclusiva da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), em Vila Verde, inspirou uma reportagem da TVI, realizada hoje, dia 3 de março, que é emitida na próxima segunda-feira, às 20 horas, no Jornal das Oito.

Uma equipa de reportagem esteve esta manhã na EPATV, tendo sido recebida pela Diretora pedagógica, Sandra Monteiro, e pela Coordenadora do Centro Qualifica, Rosa Vieira.

Estas duas responsáveis deram conta das atividades desenvolvidas pela EPATV enquanto escola que não olha aos rostos nem às crenças ou raças dos jovens que acolhe para Cursos de Formação Profissional (de acesso ao Mercado laboral e ao ensino superior) nos processos de  certificação de competências de 4º, 6, 9º e 12.º anos de

escolaridade.

Foram recolhidos testemunhos de dois jovens de etnia cigana que ali estudam, nas áreas da Mecatrónica e da Restauração e estão plenamente integrados na comunidade escolar e dois outros, formandos adultos do Centro Qualifica.

Porfírio Santos, de Mecatrónica, Marta Jesus (Restauração/Cozinha), Isaías Maia e Luís Monteiro (Certificação de Competências) foram os jovens entrevistados.

O que está a mudar na Comunidade cigana, as expectativas dos jovens ciganos e as condições que a EPATV lhes oferece para “concretizarem os sonhos” e desafiar outros a seguir este caminho, “sem medo, acreditando e com coragem”, constituem os temas centrais desta reportagem da TVI.

Fotos