/
/
EPATV coordena programa de inovação da Escola futura

EPATV coordena programa de inovação da Escola futura

EPATV coordena programa de inovação da Escola futura

Decorreu nos dias 26 e 27 de novembro, em Bruxelas, a primeira reunião do projeto Erasmus, na medida KA202, intitulado “Schools 4.0 – Innovation in Vocational Education”, do qual a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) é coordenadora – revelou a Prof. Sandra Monteiro. 

De acordo com a Diretora Pedagógica da EPATV, fazem parte deste projeto quatro parceiros portugueses: Escola Profissional Raul Dória, Escola Profissional de Rio Maior, Grupo INSIGNARE, a Escola Profissional Amar Terra Verde e três parceiros internacionais – a recetora da reunião EfVET (Bruxelas), Koge Business College da Dinamarca e DIAVIMA da Grécia. 

Este projeto tem como objetivo a “construção de um Intelectual Output (IO), ou seja, um referencial cientificamente testado para identificar as mudanças a introduzir nas escolas e sugerir elementos de inovação para construir uma escola do futuro – “Escola 4.0” – explicou Sandra Monteiro. 

Esta ferramenta é construída em parceria transnacional, e conta com a supervisão Centro de Estudos e Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.

Espera-se que o produto e o processo resultantes do modelo adotado para a produção deste IO, causem impactos muito significativos em termos de “melhoria das aprendizagens, de inovação das práticas pedagógicas e efeitos transformativos nos modos de pensar e agir profissionais dos parceiros mais diretamente envolvidos, mas também, nos diretores, professores e formadores das escolas com ensino profissional, na etapa da disseminação” – conclui a Diretora Pedagógica da EPATV, de Vila Verde.