/
/
EPATV comemora o Dia da Alimentação e da Obesidade

EPATV comemora o Dia da Alimentação e da Obesidade

EPATV comemora o Dia da Alimentação e da Obesidade

No âmbito da comemoração do Dia da Alimentação e da Obesidade, a Escola Profissional Amar Terra Verde, mais especificamente os Grupos Eco-Escolas, Restauração, Saúde e SPO organizaram um conjunto de atividades destinadas à comunidade escolar.

Esta iniciativa teve como objetivo informar os alunos sobre questões relacionadas com o Consumo, promovendo o debate e discussão para decisões mais conscientes, responsáveis e sustentáveis aos desafios impostos pela sociedade, pois, segundo o último Inquérito Alimentar Nacional, quase 6 em cada 10 portugueses, ou 5,9 milhões, são obesos ou já exibem características de pré-obesidade.

Nesta lógica, realizou-se, no período da manhã, uma palestra subordinada ao tema “De olho no rótulo (pela sua saúde!)”, destinada aos alunos que frequentam o 1º ano, em que as Consumers.TALKS sensibilizaram os jovens consumidores para as questões relacionadas com a alimentação, nomeadamente a melhor forma de interpretar os rótulos dos produtos alimentares, identificar os valores diários de consumo de nutrientes, compreender o significado de produtos magros e ligth, entre outros aspetos. 

Durante a tarde, teve lugar outra palestra, desta vez para o 2ºano, com uma nutricionista que abordou o tema Alimentação e Obesidade, dinamizada pela Drª Cristiana Araújo.

Durante todo o dia, para demonstrar como se pode ter refeições saudáveis e bastante prazíveis, no bar e na cantina da escola foram servidas iguarias saudáveis, preparadas pelos alunos dos cursos de Cozinha/Pastelaria, de Pastelaria/Padaria e Restaurante/Bar.

No âmbito de uma Prova de Aptidão Profissional, um grupo de alunos do 3º ano do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde realizou a medição do IMC (Índice de Massa Corporal), com o objetivo de diagnosticar a realidade da comunidade escolar, e sensibilizou os alunos colocando ao longo das escadas indicadores graduais do número de calorias que se vão perdendo em cada degrau.

A título de exemplo, foram confecionados diversos tipos de pão, das mais variadas cores: pão de alfarroba (castanho), pão de beterraba (vermelho) e pão de espirulina (azul). A Espirulina é uma microalga azul extremamente rica em proteínas que contém cerca de 85% a 95% de proteína digerível (20 vezes o valor da soja e 200 vezes o da carne de vaca) e ausência de gorduras ou hidratos de carbono.

A espirulina é uma excelente fonte de energia e assume especial importância na desintoxicação do organismo, na prevenção de acidentes vasculares, no tratamento de infeções e no alívio das dores menstruais. 

A ementa do almoço foi buffet de saladas ou creme de legumes, robalo com courgette recheada e batata grelhada ou bulgur com legumes e bife de perú, frutas laminadas ou gelatinas. Esta ementa primava pela variedade de legumes e pela variedade de cores. 

O bulgur é obtido a partir dos grãos de trigo. Quando começam a germinar, os grãos de trigo são pré-cozidos, secos e partidos, para posterior uso na alimentação humana. Esta preparação antiga de trigo continua a ser bastante consumida na África do Norte e no Médio Oriente.

A principal diferença entre o trigo bulgur e a maioria dos outros tipos de farinha de trigo é que o trigo bulgur não foi despojado do seu germe e farelo, por isso contém mais fibras e mais nutrientes do que o trigo refinado. 

Muito saboroso, feito de grãos de trigo completos, não tem gordura e é o menos calórico. É rico em fibra e fornece uma quantidade considerável de ferro, sendo, por isso uma excelente opção como substituto saudável para o trigo, principalmente na confeção do pão. 

Com propriedades anti-inflamatória, digestivas, fortalecedoras dos ossos e metabólicas, este tipo de trigo integral consegue ainda ser uma ótima fonte de energia.

Foi com satisfação e com muito, muito sabor que professores e alunos ficaram a conhecer um pouco mais sobre hábitos alimentares saudáveis!

Fotos